Você inevitavelmente estará na posição em que usar Wi-Fi público é melhor do que não usar nenhum Wi-Fi. O problema é que o Wi-Fi público é consideravelmente mais perigoso de usar do que a rede interna segura do seu escritório. 

Como você pode maximizar a produtividade da equipe de sua empresa enquanto está em trânsito, sem sacrificar a segurança permitindo que ela use o Wi-Fi público para acessar dados importantes?

Discutiremos algumas das razões pelas quais uma conexão Wi-Fi pública pode colocar seus dados em risco, bem como o que você pode fazer a respeito.

Por que o Wi-Fi público é tão perigoso

Você está andando na rua e precisa acessar algo importante em seu smartphone. No entanto, você não deseja usar seu plano de dados móveis para fazer isso.

Em vez disso, você prefere se conectar a uma rede sem fio local. Rastreando o hotspot móvel mais próximo, você se encontra em uma cafeteria onde a conexão não tem uma senha. Você acessa os dados de que precisa, mas não tem como saber se tudo o que faz na rede está sendo monitorado.

Os hackers freqüentemente gostam de se esconder em conexões sem fio públicas ocupadas para esse propósito expresso. Como não há barreiras para entrada, eles podem simplesmente acessar a rede e tirar proveito de sua falta de recursos de segurança. 

Portanto, os dispositivos da sua empresa precisam implementar algum tipo de medida de segurança para que o Wi-Fi público não coloque em risco seus dados confidenciais.

A proteção por senha é fundamental

Você deve se lembrar de como a rede sem fio interna de sua empresa está protegida por uma credencial. Essas senhas sempre devem ser usadas quando possível, pois de outra forma não há como garantir que a rede da sua empresa não esteja aberta a qualquer pessoa.

Na verdade, recomendamos a configuração de várias redes sem fio – uma para sua equipe interna e rede, e uma para qualquer visitante (ainda protegida por uma senha).

Dessa forma, você pode particionar sua rede de forma que somente sua equipe possa acessar informações específicas, enquanto você ainda fornece acesso sem fio àqueles que visitam seu escritório.

É fundamental que qualquer rede sem fio pública que você acessar tenha algum tipo de criptografia que a proteja de permitir que qualquer pessoa faça login.

Se você perceber que há uma rede sem fio, tente perguntar a alguém que trabalha lá – ou procure um cartaz com o código nele. Você também deve garantir que você faça isso para suas próprias redes sem fio.

Experimente uma Rede Privada Virtual

Se a sua organização quiser garantir o anonimato enquanto estiver fora da segurança do seu próprio escritório, considere a implementação de uma rede privada virtual ou VPN.

As VPNs implementam criptografia para qualquer dado que viaje de e para uma rede, o que significa que qualquer espectador ficará triste ao ver que eles estão apenas sofrendo uma bagunça confusa ao invés de qualquer coisa que valha a pena roubar.

Uma VPN é certamente necessária para uma empresa que tenha funcionários remotos ou que goste de levar seus negócios para onde estiver.

Avalie este post

Eaí, o que achou deste artigo?