Descubra as Vantagens e Desvantagens do Toner

Descubra as Vantagens e Desvantagens do Toner

Nas impressoras a laser, são utilizados os toners para produzir os documentos. Uma das vantagens do toner é sua elevada produtividade, sendo que ele é capaz de gerar até 40 páginas por minuto dependendo do modelo da impressora.

O toner, constituído de tinta em pó, também é mais durável quando comparado aos cartuchos. Algumas multifuncionais a laser, mais avançadas, conseguem produzir até 36.000 páginas por toner.

Acompanhe neste artigo as vantagens e desvantagens do toner, além dos variados estilos deste suprimento.

Quais os tipos de toner?

  • Toner original

O toner original é aquele produzido pela HP, por exemplo. Por ser autêntico, seu custo é elevado. Alguns clientes preferem comprá-lo por confiar em seu bom desempenho, sendo uma das vantagens do toner original.

Outro fator que leva os consumidores a adquirir o mesmo é a certeza que o toner original não causará nenhum tipo de falha.

Já a desvantagem deste item, além de ser mais caro, é que este suprimento funciona apenas num determinado modelo da impressora a laser.

Se você é um dos clientes que prefere o toner original, depois de usá-lo você pode vender por um bom preço para uma loja que compra toner vazio em SP, como a SP.com.

  • Toner remanufaturado

Também conhecido como toner reciclado ou recarregável, esta é a modalidade mais barata no mercado.

Se você precisa comprar com frequência os toners remanufaturados, procure por uma loja de referência, para que o mesmo não tenha defeitos e seja durável.

A SP.com é especializada no assunto e realiza a compra e venda de toner em SP. Os serviços dela incluem ainda, além dos toners recarregáveis, a reciclagem de cartuchos caso você possua uma impressora jato de tinta.

  • Toner compatível

Os toners conhecidos como compatíveis são cópias extremamente próximas dos cartuchos originais, mas nunca são idênticos. Deste modo, são produtos altamente considerados genéricos, em outras palavras, são falsos.

Mesmo não sendo da mesma marca da impressora, o toner compatível tem a mesma funcionalidade do original, no entanto não traz as mesmas vantagens dos toners originais, que apresentam extrema qualidade e durabilidade.

desvantagens do toner

Vantagens e desvantagens do toner

  • Gastos com equipamento e tinta

Os toners são mais caros que os cartuchos, os quais trabalham nas impressoras jato de tinta. Por isso, a impressora a laser é viável se você possui um elevado volume de impressão mensal.

Os toners também possuem maiores valores que os cartuchos. As impressoras a laser coloridas pesam ainda mais no orçamento, já que é preciso adquirir 4 cores de toners para que elas entrem em operação.

Deste modo, você precisa comprar os toners de cores ciano, magenta, amarelo e preto. Isso já não ocorre com o cartucho colorido, pois num único recipiente são encontradas as 3 tonalidades (ciano, magenta e amarelo). O cartucho preto completa as cores da impressão jato de tinta.

Entretanto, se sua empresa precisa imprimir mensalmente um grandioso número de documentos, o gasto com toner pode compensar.

Essa é uma das vantagens do toner, visto que o custo operacional é baixo, por render muitas impressões a cada suprimento.

  • Capacidade de impressão

As impressoras a laser impressionam quanto a sua durabilidade. Elas podem produzir 1.000 páginas a cada toner. Esse número aumenta até 10 mil documentos, num modelo de maior capacidade.

  • Velocidade, qualidade e tipo de papel

Continuando a falar das vantagens e desvantagens do toner, este também é proficiente nos critérios de velocidade e qualidade.

Com relação à agilidade de impressão, as impressoras a laser podem trabalhar no ritmo de 40 ppm (páginas por minuto) ou até mais rápido nos modelos mais recentes.

Para comparar com os cartuchos, os quais estão presentes nas multifuncionais, eles trabalham numa velocidade média de 15 ppm.

Mesmo com o ritmo intenso, a qualidade de impressão é impecável, principalmente nos documentos contendo textos.

Assim, essa é uma das vantagens do toner, pois ele gera impressões limpas, sem nenhum tipo de falha, mancha ou desbotamento.

Um item importante de se comentar, a despeito das vantagens e desvantagens do toner, é com relação ao tipo de papel.

Neste quesito, as impressoras a laser saem perdendo. Isso ocorre porque uma menor variação de folhas pode ser utilizada, quando comparado as multifuncionais jato de tinta.

Por último, as impressoras jato de tinta também podem oferecer melhor qualidade nas impressões de imagens, fotos e ilustrações.

Conclusão

Os toners podem ser classificados em originais, remanufaturados e compatíveis. Os primeiros são provenientes das marcas que fabricam as impressoras. Os remanufaturados são os suprimentos originais que foram recarregados.

Já os toners compatíveis são produtos novos e não eficientes, pois não apresentam a qualidade e eficiência dos toners originais, até porque são feitos por empresas diferentes das fabricantes de impressoras.

Comentando sobre as vantagens do toner, podem ser realçadas a produtividade e a durabilidade deste suprimento. As impressões de textos de um toner também possuem uma exímia qualidade.

A principal desvantagem do toner é quanto ao seu custo, superior ao cartucho, e quanto ao valor da impressora a laser.

Seus cartuchos ou toners já estão sem tinta? Nós da SP.com fazemos a compra e venda de toner em SP. Procure-nos para ganhar um dinheiro com o recipiente vazio.

Deixe uma resposta