Comprar um computador montado vs. Monte você mesmo

Para verificar qual das opções vale mais a pena, é preciso antes entender qual a finalidade do PC a ser adquirido. Se você utiliza a máquina para navegar na Internet, assistir vídeos, jogar alguns jogos leves e outras aplicações corriqueiras, um PC já montado possivelmente irá suprir suas necessidades, visto que não será preciso exigir muito dele. Outra boa vantagem é o fato de acompanhar o sistema operacional sem custos adicionais.

PC já pronto

Para pesquisar preço de computadores, alguns sites como o Zoom podem ajudar. Ele conta com diversas opções de máquinas com configurações diferentes, das básicas às mais avançadas.

A placa mãe interliga todos os componentes do PC

Entretanto, se você for um gamer assíduo ou trabalhe com edições de fotos, vídeos e músicas e precisa de uma máquina potente, hora de pensar em montar um computador, escolhendo as peças individualmente. Você ainda tem a opção de melhorar seu computador, adquirindo novas peças e utilizando algumas das suas antigas.

Em ambos os casos, você poderá garantir uma placa de vídeo compatível com suas necessidades, uma fonte confiável e a quantidade de memória que deseja, assim como um HD com espaço suficiente. Será mais fácil também realizar upgrades no computador, visto que em um PC montado, ao abri-lo antes de certo prazo (geralmente um ano), você perde a garantia da máquina.

O grande problema é descobrir se os componentes adquiridos são compatíveis entre si, caso contrário a máquina não funcionará plenamente. O site PcPartPicker permite que você busque componentes e comece a montar seu computador online, garantindo que todos funcionarão em conjunto. Nesse ponto, vale procurar um técnico de informática de confiança para confirmar a compatibilidade das peças antes de fechar a compra.

Testada a compatibilidade das peças, hora de pesquisar os preços por aqui. Se você ainda não está acostumado com compras online e deseja ir até as lojas, no Rio de Janeiro e em São Paulo existem dois centros comerciais especializados na venda de itens relacionados a informática. No Rio, o Edifício Central, e em São Paulo, o destino é a Santa Efigênia.

Se deseja comprar os componentes online, O BoaDica, o Kabum e o Balão da Informática cumprem bem o papel, com uma gama de opções e preços. Além deles, com o próprio Zoom é possível realizar essas buscas e comparar os preços.

Vale a pena comprar um computador barato?
5 (100%) 47 votes

Eaí, o que achou deste artigo?