Uma arvore faz quantas folhas de papel sulfite?

Uma arvore faz quantas folhas de papel sulfite?

A produção de papel foi dada como tendo seus dias contados assim que o computador se tornou popular, porém o que se viu desde então foi bem diferente.

Em vez de diminuir gradativamente, a produção de papel no mundo todo aumenta a cada ano, já que o papel faz parte do dia a dia de todos e simplesmente eliminá-lo é praticamente impossível.

Entenda um pouco mais sobre a produção de papel, como é o seu processo de produção e outras curiosidades sobre algo que é fundamental para que você possa realizar tarefas simples do dia a dia. Confira!

Como é feito o papel?

Para saber quantas árvores são necessárias para produzir 1 folha de papel, é preciso entender como o papel é fabricado.

O primeiro passo do processo de produção de papel é a medição do tamanho dos troncos de eucalipto logo que eles chegam das florestas onde são plantados. Cada tronco tem um tamanho médio de 3,5 metros.

Depois desse processo, o próximo passo é esse tronco seguir para um processo de lavagem onde são retirados materiais que não serão utilizados na sequência do processo, como cascas e folhas.

Após o processo de lavagem os troncos são colocados em formato de lascas dentro de tanques com produtos químicos que realizam o processo de separar a madeira da celulose.

O que resultada desse processo químico é uma massa de celulose que é direcionada para a fábrica, onde serão acrescentados outros tratamentos químicos que tem como objetivo tornar a superfície mais lisa.

Dentro da fábrica o papel passa por uma série de máquinas e prensas que tem como objetivo principal extrair qualquer resquício de água que ainda possa estar no produto e deixar esse produto com a espessura desejada.

Na etapa final do processo de produção de papel, o produto recebe uma camada de amido para dar um acabamento mais refinado, sendo enviado na sequência para o processo de corte e embalagem.

Qual é o tipo de arvore mais utilizado para fabricar o papel?

Os dois tipos de árvore mais utilizados para fabricar papel, são o eucalipto e o pinheiro.

Os pinheiros possuem um preço mais baixo que as demais árvores, e por possuírem fibras maiores e mais resistentes são bastante utilizados na produção de papel.

As árvores de eucalipto são ainda mais utilizadas na produção de papel, principalmente pela velocidade com que suas árvores crescem, sendo a árvore mais utilizada pelos fabricantes.

Curiosamente, a celulose não era utilizada na produção de papel até a década de 1840, quando os papéis eram produzidos basicamente com materiais como algodão, linho e cânhamo.

Quantas resmas de papel uma árvore produz?

A quantidade de papel que pode ser produzida com uma única árvore pode variar, de acordo com alguns fatores.

Em média, uma árvore de eucalipto utilizada na produção de papel, que tem cerca de 3,5 metros de comprimento pode produzir mais ou menos 25 mil folhas de papel sulfite.

Portanto uma única árvore de eucalipto pode produzir cerca de 50 resmas de 500 folhas de papel sulfite A4.

Vale lembrar que esse número pode variar, já que todo processo industrial tem perdas de matéria prima e outros motivos que podem diminuir a quantidade produzida.

Quantas árvores são necessárias para fazer um livro?

Ao contrário do que se vê em muitos lugares, como você pôde ver no exemplo acima uma única árvore é capaz produzir milhares de folhas de papel sulfite A4.

Portanto, se pensarmos em um livro comum, que normalmente tem medidas menores que uma folha A4, logo é possível deduzir quantas árvores são necessárias para fazer um livro.

Um exemplar de 200 páginas vai consumir apenas uma pequena fração de uma árvore inteira.

Tendo como base um livro de 200 páginas em média, é possível produzir cerca de 120 livros com uma única árvore de eucalipto.

Quantas arvores são derrubadas para fazer um caderno?

Assim como o exemplo dos livros, se considerarmos que as folhas de um caderno têm as mesmas dimensões de uma folha A4, cada árvore de eucalipto pode produzir por volta de 270 cadernos de 90 folhas.

A produção de papel impacta o meio ambiente de forma considerável, tanto no que diz respeito ao desmatamento, mesmo que as industrias tenham suas florestas particulares, consumo de água e tudo que envolve esse processo.

Por isso é preciso usar com sabedoria esse produto para que não sejam derrubadas centenas de milhares de árvores em vão.

Deixe uma resposta