11 5042-3830 vendas@spcominfo.com.br
Roteador e Acess Point: Qual a diferença?

Roteador e Acess Point: Qual a diferença?

Para que serve um Roteador?

Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. No caso dos usuários domésticos e da maioria das pequenas empresas, o roteador é aquele equipamento que conecta a nossa rede à Internet.

Este pequeno equipamento compartilha a internet(que vem de um modem ADSL, de um cabo ou de outro meio) com os demais equipamentos da nossa rede. A Internet entra numa porta chamada WAN e é compartilhada através das portas chamadas LAN do seu roteador.

Roteadores apenas a cabo só consegue compartilhar a internet através de cabo, ou seja, se houver um dispositivo, um notebook por exemplo, no local onde este roteador está instalado e quiser usar a internet que vem dele, precisarei conectar um cabo desse router ao meu notebook.

Roteador Wireless

Um roteador wireless compartilha a internet tanto através de cabos, quanto através de suas antenas.

Ou seja, você não precisará de cabos para conectar o seu notebook à internet.A maioria deles já acompanha uma antena removível de 5db, que é utilizada para transmitir o sinal sem fio (Wireless).

Ainda existem roteadores Wireless que não possuem antenas externas, mas possuem antenas internas que transmitem o sinal da mesma maneira.

Resumindo: Um roteador wireless recebe o sinal que vem diretamente da internet e compartilha ele através dos cabos e das suas antenas, permitindo o acesso com ou sem fio à internet.

Access Point, o que ele faz?

Um Access Point e um Roteador Wireless, na maioria das vezes, são bem parecidos, fisicamente.

Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções.

primeira função é a de repetir um sinal.

Sabe quando você está com seu notebook bem longe da antena que emite o sinal sem fio e esse sinal está bem fraquinho?

Instalando um AP(Access Point) na metade do caminho para atuar como repetidor, ele vai receber o sinal que estará chegando com 50% de intensidade, eliminará os ruídos e retransmitirá o sinal com 100% de intensidade.

Em resumo, tem a função de aumentar o alcance da sua rede sem fio.

segunda função do AP é transformar o sinal que vem de um cabo, num sinal sem fio.

Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. Então se você quer instalar rede sem fio na sua empresa – que teoricamente está na mesma rede – você deve instalar um Access Point e não um roteador.

terceira e última função de um roteador é transformar sinal sem fio em sinal com fio.

Pode parecer meio estranho essa aplicação, mas imagine uma situação onde precisamos conectar duas filiais que distam 2km entre si e o custo para instalar cabos de fibra óptica é muito elevado.

Nesta situação poderíamos conectar as empresas através de um link sem fio e posteriormente transformar esse sinal que trafega pelo ar em sinal trafegável por cabos.

Nem todo AP possui todas as funções.
Ele pode ter somente uma dessas ou todas elas.

Algumas dicas para ambientes reais

Caso 1: Tenho um modem roteado e só uso notebooks na minha casa. Que tipo de equipamento devo comprar?

Se o seu modem já for roteado, ou seja, se conecta sozinho à internet, sem precisar fazer discagem alguma no computador, então o correto seria você comprar um AP (já que não vai precisar compartilhar sua internet através de cabos), ligando o modem a ele e configurando-o pra transformar sinal cabeado em sem fio.

Um AP normalmente custa quase o dobro de um roteador, assim, aconselho você a “desrotear” seu modem e conectá-lo à porta WAN do seu roteador wireless, economizando aí 50% do valor de um AP.

Caso 2: Na minha empresa já tenho um roteador que difunde sinal sem fio, mas em algumas áreas esse sinal não chega com uma boa intensidade, o que faço?

Você deve instalar um AP que é próprio para esta utilização.
Agora o modo como ele vai operar só vai depender de onde ele deverá ser instalado. O ideal é que você envie um cabo do roteador/switch até o AP para que ele transforme o sinal cabeado em sinal sem fio.

Dessa forma a comunicação será mais garantida e mais rápida, já que ela “caminhará” por uma mídia mais confiável, que é o cabo.

Caso você não queira ou possa enviar um cabo do roteador até o AP, instale o Access Point num local onde o sinal chegue com uma intensidade maior que 30%, e ponha-o para atuar como repetidor.

Roteador e Acess Point: Qual a diferença?
5 (100%) 32 vote[s]

Deixe uma resposta

Fechar Menu