Qual a diferença da impressora monocromática da colorida?

Qual a diferença da impressora monocromática da colorida?

Uma das maiores dúvidas na hora de comprar uma impressora é escolher se ela será colorida ou monocromática.

Hoje em dia, a impressora colorida se tornou bem mais acessível e é muito comum encontrá-la em casas e escritórios, onde a preferência eram impressoras monocromáticas.

Por causa do avanço da tecnologia e a grande variedade de impressoras multifuncionais, pouco se fala da impressora monocromática, tornando a procura muito menor, mesmo que ainda seja comum consumidores procurando por elas.

Ambas possuem excelente qualidade, mas na hora da escolha, você precisa fazer várias considerações, como por exemplo, se sua prioridade é o tempo de impressão ou a qualidade da imagem, porém não é só isso que diferencia a impressora colorida da monocromática.

Afinal, qual é a diferença entre a impressora monocromática e a colorida?

Impressoras Monocromáticas                 

Impressoras monocromáticas, como o próprio nome já diz, são impressões somente em uma cor, que é o preto. Normalmente são usadas para impressões de textos e tem um custo benefício bem interessante.

Apesar de o cartucho preto ser mais caro, ela rende muito mais e por isso tem um custo menor por impressão.

As impressoras monocromáticas são ideais para escritórios, não só pelo rendimento, mas também por serem mais rápidas e terem uma qualidade muito boa na impressão de textos. A impressão é feita em tons de preto, cinza e algumas até mesmo azul.

Elas utilizam os cartuchos de toner preto, que costumam ser mais caro que os cartuchos de tinta preto, mas em compensação rendem muito mais, por um custo menor por página. Apesar de ser de alta qualidade, impressoras monocromáticas não foram desenvolvidas para impressões de fotos, por exemplo.

Impressoras Coloridas

Antigamente, as impressoras coloridas só eram encontradas em gráficas ou em empresas. Hoje é muito comum ver ela sendo utilizada para o uso particular e o fator que é mais decisivo na hora de escolher a colorida, é a qualidade da imagem.

Impressoras coloridas são essenciais e muito procuradas por quem imprime fotos digitais, documentos de uso pessoal ou outras coisas que exigem que seja colorido. Essas impressoras também apresentam o mesmo desempenho das monocromáticas, porém com alta qualidade nas impressões coloridas também.

Elas estão disponíveis também em toner coloridos que possuem um alto rendimento por um custo menor por páginas. Os modelos que possuem quatro ou mais cores geralmente possuem uma qualidade melhor.

O importante é avaliar qual impressora se encaixa melhor nas suas necessidades e encontrar um equilíbrio entre o preço, a qualidade de impressão e a velocidade. Avalie também qual se encaixa melhor no seu cotidiano.

Deixe uma resposta