Para Que Servem os Chips para Toner?

Para Que Servem os Chips para Toner?

A modernidade advinda com os chips para toner permite o melhor funcionamento das impressoras a laser. De um modo geral, os chips são circuitos eletrônicos integrados, que permitem a comunicação com os aparelhos eletrônicos, com o objetivo de serem tomadas ações relacionadas a cada equipamento.

Entre os dispositivos com chip, podem ser mencionados o microondas, a lavadora de roupa, GPS, televisão, computador, celular e os toners.

Entendendo melhor o que é chip de toner, ele permite que a impressora identifique a presença do suprimento, e a partir daí consiga realizar as impressões enquanto o toner possuir tinta.

Função dos chips de toner

A tarefa inicial do chip é informar que o toner está instalado no local indicado, dentro da impressora.

Já a segunda função dos chips de toner é avisar, tanto para a impressora quanto ao usuário, se o suprimento ainda possui tinta e tem condições para continuar em operação ou se precisa ser substituído.

Outras responsabilidades dos chips para toner envolvem contar a quantidade de documentos impressos e a porcentagem de cobertura na página, isto é, quanto da sua folha é preenchida numa impressão.

Assim, cada chip de toner terá seu número máximo de impressões, o que pode variar conforme o modelo do suprimento.

Visto tudo isso, dá para compreender que os chips para toner interagem com as impressoras a laser, obedecendo suas ordens e respondendo os questionamentos quando são solicitados.

Os chips para toner são seguros?

Se este dispositivo estiver muito sujo e com pó químico da tinta em seu interior, o chip pode atrapalhar o funcionamento do toner.

Caso o chip para toner seja prejudicado, a comunicação com a impressora será ineficaz, o que dificultará no reconhecimento do suprimento e poderá até danificar a impressora em determinados casos.

Para evitar que esse dispositivo seja deteriorado, é fundamental limpar a impressora com regularidade, para não deixar que a tinta do toner se espalhe pelo chip.

Além disso, saiba que você nunca deve tocar no chip ou nos contatos eletrônicos do suprimento, o que vale tanto aos cartuchos quanto aos toners.

As empresas que trabalham com os toners remanufaturados, como a SP.com, fazem a manutenção correta dos chips, os quais são trocados por novos em muitas das vezes.

Problemas relacionados aos chips para toner

Em algumas situações, o toner é pouco requisitado e ainda tem bastante tinta, mas mesmo assim a impressora alerta que o suprimento deve ser trocado.

Isso acontece pelo fato dos chips para toner contabilizarem apenas o número de folhas impressas, e não o tanto de tinta disponível para uso.

Diante disso, suponha que seu toner tenha um teto de 1000 páginas e você na maioria das vezes imprime poucas linhas por folha.

Quando chegar na impressão de número 1000, a impressora para de funcionar, mesmo que ainda tenha tinta em seu interior.

Outro eventual problema ocorre quando a impressão é gerada com falhas, mesmo que a impressora alerta que ainda há tinta no suprimento.

A explicação para isso é que, como já foi mencionado em outro momento, a impressora verifica apenas o chip para toner e não a quantidade pó de tinta disponível no suprimento.

Dessa maneira, se a tinta for totalmente consumida antes da contagem de folhas do chip, surge esse contratempo.

A razão disso pode ser a quantidade excessiva de imagens nas impressões, que demandam maior gasto de pó do toner.

Portanto, acabará o volume de tinta antes de alcançar o número total de páginas suportadas pelo suprimento.

Conclusão

Você aprendeu um pouco mais sobre o que é chip de toner, cujo possibilita a detecção do dispositivo pela impressora, além da troca de informações pelo equipamento eletrônico e o toner.

Uma importante função dos chips de toner é avisar a impressora se o suprimento está cheio, para que possa dar continuidade nas impressões. Ele também conta quantas páginas já foram impressas.

Para que o chip não perca sua vida útil, é indispensável limpar a impressora, já que o pó de tinta pode afetar o dispositivo.

Por fim, procure lojas com credibilidade quando for adquirir um toner remanufaturado, como a SP.com. A empresa especializada no ramo de impressoras possui novos chips para toner remanufaturado, para que suas impressões não se encerrem antes do esperado.

Deixe uma resposta