Computador Não Liga Mais: O que fazer?

Computador Não Liga Mais: O que fazer?

É desesperador quando o computador não liga mais. Muitos arquivos, fotos e ferramentas de trabalho que estão no computador podem ser perdidos, dependendo da situação. Se ele não liga mais, você pode tomar algumas medidas antes de procurar pela assistência técnica de computador.

A primeira verificação que você é capaz de fazer é observar se os cabos de alimentação estão corretamente conectados. Além disso, perceba se o computador está fazendo algum tipo de barulho ou então se alguma luz da CPU está acesa.

Se o gabinete estiver reagindo, um possível problema pode ser com o monitor ou então com os cabos mal encaixados ou ainda com a saída de vídeo. Veja essa e outras dicas para solucionar o problema do seu computador. Na pior das hipóteses, acione um site de técnico em informática.

  • Analise o interior da CPU (DESCONECTE A IMPRESSORA DE QUALQUER CABO DE FORÇA, DESLIGUE-A, ANTES DE ANALISA-LA)

Abra sua CPU e averigue como está a instalação de cada um dos componentes. Se algumas das peças de hardware estiverem mal conectadas, a placa-mãe é programada para não ligar.

Se este for o problema, basta apertar os integrantes do computador e fazer um teste. Inspecione o posicionamento da memória e certifique-se que todos os cabos de alimentação estão devidamente encaixados.

Outro possível problema, nos quais os técnicos em informática em SP costumam constatar, é com relação ao tanto de poeira que acumula nos gabinetes.

A poeira em excesso pode causar danos ao computador e provocar algum mau contato, fazendo com que o mesmo não ligue ou então fique reiniciando com frequência. Por isso, elimine todo o pó com um pano que não solte fiapos.

  • Teste a fonte

A fonte é responsável por alimentar os elementos do computador. Se ela queimar, o pc ou notebook para de funcionar.

Para entender se o problema é com sua fonte, retire-a da sua CPU e teste em outro computador. Se ela não responder, você descobriu o componente que se encontra com defeito.

Caso não tenha outra CPU para examinar a fonte, uma das orientações dos profissionais que cuidam da instalação e manutenção de computadores na zona sul é fazer o teste através de um clipe de papel.

Para isso, pegue um clipe de papel para fazer essa apuração. Desdobre o mesmo e manipule-o até que fique em formato de “U”, deixando as duas pontas em paralelo.

Depois que a fonte esteja totalmente desconectada do gabinete, reconheça o conector que liga com a placa-mãe. Para localizar, procure pelo maior e mais grosso conector. Ele tem 20 ou 24 pinos.

Continuando com o processo de conserto de notebook em SP, ligue o clipe em formato de U nas entradas dos fios verde e preto, os quais ficam um ao lado do outro.

Por fim, é hora de realizar o teste. Conecte o cabo de alimentação do pc na fonte e ligue-o diretamente numa tomada de casa. Caso a ventoinha da fonte comece a girar, esse elemento não está com problemas.

Porém, se certificar que a fonte está quebrada, vá até uma assistência técnica de informática em SP. Dependendo da complicação, que pode ser no fusível do equipamento ou então nos fios internos, é necessário comprar uma nova.

  • Inspecione a placa mãe

Alguma falha na placa-mãe pode fazer com que seu computador não ligue. Uma das dicas de um técnico de computador em Moema é primeiramente analisar se todos os cabos estão plugados, principalmente os que alimentam a placa mãe e o processador.

Feito isso, observe a situação dos capacitores do componente e veja se algum está estourado, ou então há alguma trilha queimada.

Olhe ainda a bateria da placa-mãe, pois a placa-mãe pode não funcionar e impedir que o computador inicie se a bateria estiver quebrada. Caso o problema esteja aí, uma nova é barata e fácil de ser trocada.

Outro item que dever ser verificado é o jumper da placa-mãe. De acordo com os profissionais experientes da assistência técnica de pc em Moema, o jumper fora do lugar faz com que o computador não dê partida. Se este for o caso, basta posicioná-lo corretamente.

Se depois disso tudo você e os técnicos em informática em SP verificarem algum sinal de queimado, é provável que tenha que substituir a placa-mãe.

  • Observe a placa de vídeo

Averigue se o cooler, também conhecido como ventoinha, está girando. Caso esteja funcionando normalmente, você pode colocar outra placa de vídeo em seu computador. Se a nova placa responder e o PC iniciar, você descobriu o problema.

Outros testes, os quais são realizados num conserto de notebook em SP, são referentes aos cabos de vídeo. Utilize outro para analisar se o problema é este.

Por último, o que você pode fazer também é colocar sua placa de vídeo em outro computador e ver como ela reage.

Se rodar normalmente, você pode estar tendo problemas com o slot do seu computador. Lembrando que o slot refere-se ao conector da placa de vídeo.

  • Processador

Outra parte do PC para ser analisada, seguindo as valiosas orientações de um técnico em computador na zona sul, é o processador.

Verifique se a ventoinha do mesmo está girando. Depois, veja se o processador está sendo aquecido, pois isso é um sinal que ele está recebendo energia.

Por último, assim como as dicas da placa de vídeo, confira se o problema não é com o socket do processador. Bom comentar que o socket é o local de encaixe do processador na placa-mãe.

Conclusão

Você tem condições de investigar o motivo pelo qual seu computador não liga. As razões para isso podem ser o monitor quebrado, os cabos que estejam frouxos ou a poeira demasiada que atrapalha o funcionamento dos componentes.

A orientação de uma boa assistência técnica de computador é de verificar ainda os dispositivos do computador, como a fonte, placa-mãe, placa de vídeo e processador.

Seu PC não inicia de jeito nenhum? Procure pela ajuda da SP.com, que possui técnicos em informática em SP prontos para resolver o seu problema.

Deixe uma resposta