O que fazer com cartucho vazio?

O que fazer com cartucho vazio?

Saber a maneira correta de descartar um cartucho vazio é algo que ainda hoje deixa muita gente confusa sobre como agir nesse caso.

Para ajudar você a dar o destino adequado para seus cartuchos vazios e outros tipos de lixo eletrônico listamos a seguir 5 dicas para você saber o que fazer com o cartucho vazio sem prejudicar o meio ambiente.

  1. Descarte os cartuchos embalados

Por mais que você não consiga realizar mais nenhuma impressão com um determinado cartucho, com certeza ainda resta uma pequena quantidade de tinta no interior da embalagem.

Sempre que for realizar o descarte de cartuchos vazios, ou enquanto aguarda a sua destinação correta coloque-os em algum tipo de embalagem.

Embale os cartuchos vazios em plástico bolha, papelão ou jornal para evitar que os resíduos de tinta que ainda estão em seu interior acabem vazando e sujando o ambiente ou contaminando outros materiais.

  1. Verifique as orientações do fabricante

Praticamente todos os fabricantes de cartuchos para impressoras possuem em suas páginas oficiais orientações para que os clientes descartem corretamente seus cartuchos vazios, ou utilizem os cartuchos vazios para recarga.

Muitos desses fabricantes, como a Samsung e a HP possuem em sua política de reciclagem serviço de coleta desse tipo de material, bastando agendar previamente sua retirada.

Se essas informações não estiverem claras no site do fabricante, entre em contato através dos canais de atendimento disponibilizados pela empresa para saber como dar o destino correto aos cartuchos vazios.

  1. Utilize as lixeiras de coleta seletiva

As ilhas de coleta seletiva normalmente estão localizadas em vários locais públicos, mas é preciso utilizá-la de maneira correta para não invalidar totalmente o propósito da coleta seletiva.

É muito comum que as pessoas, quando não sabem onde descartar seu cartucho vazio, acabem descartando esse material em qualquer lugar.

Se estiver na dúvida sobre qual é a lixeira correta para descartar um cartucho vazio, utilizem sempre a lixeira vermelha, específica para resíduos plásticos.

Como o cartucho vazio é composto de plástico em sua maior parte, esse é o melhor local para descartar os seus cartuchos vazios.

  1. Consulte se existe serviço de coleta específica na sua cidade

Apesar de o descarte de cartuchos vazios, assim como todo o tipo de lixo eletrônico ainda ser uma discussão que irá levar muito tempo para que se crie uma política pública a esse respeito, várias cidades do Brasil já oferecem serviços de coleta desse tipo de resíduo.

Em muitas dessas cidades é possível obter informações sobre as empresas que realizam esse tipo de coleta através dos telefones disponibilizados pelas prefeituras para consultas de serviços.

Existem também empresas como as grandes redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais que disponibilizam espaços para que seus clientes entreguem cartuchos vazios, pilhas usadas, baterias e outros tipos de materiais.

  1. Nunca descarte cartuchos vazios no meio ambiente

Por mais que seja muito difícil encontrar as maneiras corretas para descartar um cartucho vazio o impacto que esse tipo de material tem no meio ambiente justifica qualquer esforço.

O lixo eletrônico produzido pelo homem tem um ritmo de produção frenético, e a necessidade de substituição praticamente instantânea desses materiais fazem com que a quantidade de resíduos seja cada vez maior.

Um único cartucho vazio descartado de maneira incorreta na natureza vai levar décadas, ou séculos para se decompor, o que cria um cenário nada favorável para as futuras gerações.

Mesmo com a falta de uma política pública de descarte de lixo eletrônico, como é o caso dos cartuchos vazios, é preciso encontrar alternativas para descartar esse tipo de lixo corretamente.

A melhor saída para descartar um cartucho vazio corretamente é pesquisar quais as possibilidades existentes na sua região, que pode contar com serviço de coleta de empresas conveniadas à prefeitura, postos de coleta instalados em estabelecimentos comerciais ou ainda empresas que compram cartuchos vazios para recarga e venda posteriormente.

Tenha sempre em mente que tudo que é descartado irregularmente na natureza trará consequências para as futuras gerações, das quais farão parte seus filhos e netos.

Deixe uma resposta