O que é spam?

O que é spam?

Spam: é algo que praticamente todo usuário de computador já ouviu falar e sabe que é ruim. 

No entanto, quanto você realmente sabe sobre spam? 

Para o Tech Term de hoje, vamos dividir os diferentes tipos de spam, bem como algumas teorias sobre onde o próprio termo se originou.

Por que é chamado de “spam”?

Existem algumas escolas diferentes de pensamento sobre o motivo pelo qual o termo “spam” foi atribuído às mensagens indesejadas que incomodam tantos usuários, gastam milhões de dólares por ano, independentemente de sua propensão a espalhar malware e vírus.

Uma teoria atribui o termo ao grupo de laboratórios de informática da Universidade do Sul da Califórnia, que se inspirou nas características da carne de almoço enlatada para nomear as mensagens irritantes depois dela (eu acho que colocou um gosto ruim na boca delas).

Outra teoria, mais geralmente aceita, é que o nome ‘spam’ vem da música Monty Python, que é infamemente repetitiva. A ideia aqui é simplesmente que a música e as mensagens têm muito em comum, sendo ambas altamente repetitivas e oferecendo pouco valor real.

As Origens do Spam

Não é acordado onde exatamente as mensagens que agora nos referimos como “spam” foram originadas. Em 31 de março de 1993, um usuário da Usenet chamado Richard Depew acidentalmente postou 200 ou mais mensagens duplicadas em um grupo de notícias.

Depois que outro usuário se referiu a essas mensagens como spam, Depew usou o termo em seu pedido de desculpas.

Outra teoria é que o “spam” se originou em masmorras de multiusuários, ou MUDs, que eram uma forma avançada de sala de bate-papo, assim denominada devido a muitas semelhanças com o jogo de RPG Dungeons and Dragons. 

Usuários, ou MUDers, inundariam diferentes aspectos da sala de bate-papo com conteúdo indesejado. Em 1990, os MUDers usaram a palavra spam enquanto discutiam suas origens como um termo para as mensagens indesejadas que hoje reconhecemos tão facilmente.

Duas outras teorias envolvem o Bitnet Relay, um sistema de bate-papo dos anos 80, e outro no TRS-80, com a música Monty Python novamente sendo usada como um aborrecimento para os usuários.

Tipos de spam

Existem alguns tipos diferentes de spam para lidar.

Email Spam – Possivelmente a forma mais reconhecível de spam, os emails de spam são as indesejadas mensagens indesejadas que entopem uma caixa de entrada. Felizmente, existem mais regulamentações sendo implementadas para evitar que o spam alcance as caixas de entrada, bem como medidas preventivas aprimoradas incorporadas ao software de email.

Texting Spam – Muito semelhante ao spam de email, o envio de mensagens de spam é uma mensagem de texto indesejada recebida de uma empresa. Mensagens de emergência não contam como spam, de acordo com a lei. Assim como se aplica ao spam de e-mail, a ação CAN-SPAM também se aplica ao spam de texto.

Comentário Spam – O spam não está restrito a mensagens. Comentário spam é o termo para aqueles comentários que aparecem em resposta ao seu conteúdo que não tem nada a ver com o tópico que você está discutindo, ou mesmo um assunto relacionado ao seu setor.

Deixe uma resposta