O Que é e Como se Proteger de Spyware?

O Que é e Como se Proteger de Spyware?

O ambiente virtual sem dúvidas revolucionou o mundo inteiro, por ser um local de rica fonte de conhecimento, entretenimento e um aliado para divulgar seus negócios de trabalho. Entretanto, se não houver o combate a spywares e vírus, seu computador não durará muito tempo ou então terá os dados roubados.

O que é spyware?

Para você entender o significado de spyware, traduzindo do inglês ele é um programa espião. Esta ameaça consegue acessar suas informações pessoais, podendo ter um cunho ofensivo, por exemplo, descobrindo suas senhas.

Ou então, o spyware pode somente monitorar sua navegação e passos que percorre no ambiente web, com o propósito de oferecer propagandas certeiras a você.

Bom comentar que nem todos os spywares são invasivos. Alguns pedem a autorização do usuário antes de serem instalados.

Por exemplo, um software de música pode solicitar para acompanhar sua rotina na Internet, para que esse programa lhe ofereça um conteúdo mais personalizado.

Além de saber o que é spyware, é importante que você entenda ainda sobre os vírus. Estes se diferenciam dos spywares pela sua capacidade de contaminar os sistemas, realizar cópias de si mesmo e ainda conseguem se propagar para outros computadores.

As principais finalidades dos vírus são deixar os equipamentos inativos, apagar ou corromper os arquivos e deixar o sistema vulnerável.

Visto esse panorama geral, siga as recomendações adiante para evitar e eliminar os vírus de pc e spywares.

  • Cuidado com o e-mail

Hoje em dia é possível ser contaminado apenas abrindo os e-mails, sem mesmo ter clicado em nada no corpo de mensagem.

Deste modo, fique atento a estes tipos de vírus de pc mais perigosos, assim como os spywares. Se você desconfia ou não conhece o remetente, o melhor a fazer é ignorar e excluir o e-mail.

  • Atenção aos instaladores

Em alguns sites de downloads, você não baixa os arquivos diretamente do site original, sendo direcionado para outro local.

Assim, na seção de download, a qual você foi encaminhado, geralmente é necessário baixar um instalador, que ficará incumbido de instalar o documento ou programa que buscava.

O problema é que junto com o instalador e o download de seu arquivo, podem vir alguns tipos de vírus de pc ou spywares.

Por consequência, o programa malicioso rouba seus dados ou então passa a exibir publicidade no navegador, através de pop-ups que abrem a todo instante.

  • Links falsos em sites

Uma técnica utilizada com frequência pelos hackers são os links enganosos, capazes de espalhar spywares e vírus que desliga pc.

Alguns sites falsos são criados justamente com o intuito de adicionar esse tipo de link, onde você é direcionado a uma página contaminada ou diversas instalações são iniciadas automaticamente, sem sua autorização.

Uma forma de prevenir esse tipo de ataque é passar o mouse sobre o link e olhar a barra de status, que fica na parte inferior da janela. Verifique se o endereço mostrado é o mesmo que gostaria de acessar.

E ainda, desconfie se o link possui uma ilustração extremamente chamativa ou com texto apelativo.

  • Confira as extensões dos arquivos na web

Ao fazer o download de um documento, imagem ou vídeo na Internet, averigue sempre qual é sua extensão.

Você vai impedir a entrada de um spyware ou malware bloqueando as extensões “.exe”, “.bat”, “.js”, “.jse”, “.src”, “.vb”, “.vbe”. Por isso, antes baixar algo, não aceite os arquivos dessas espécies.

  • Acerte as configurações de segurança do navegador

Antes de acessar diferentes sites em ambiente virtual, ajuste seu navegador para bloquear janelas pop-ups e os plugins. Ambos podem trazer consigo diferentes tipos de vírus de pc e spywares.

A ideia é impedir todos os pop-ups e plugins. Porém, você pode autorizá-los nos sites que são da sua confiança, para que a navegação não seja prejudicada.

  • Instale antispywares e antivírus

Uma das formas de como tirar vírus do pc e spywares é através desses softwares, que mantêm em segurança seu computador.

Para definir o melhor antispyware e antivírus, analise os comentários e opiniões dos usuários que baixaram os programas, para certificar que são confiáveis. Veja ainda a análise de sites especializados em segurança digital.

  • Deixe seu sistema operacional atualizado

O windows libera regularmente atualizações de segurança para reparar os erros e vulnerabilidades.

Diante disso, o combate a spywares e vírus é reforçado se seu sistema operacional receber as últimas correções. Não se esqueça ainda de atualizar o antivírus e demais softwares que protegem sua máquina.

Conclusão

Nada pior do que ter um computador afetado por vírus e spywares. Ambos costumam ser danosos, corrompendo os arquivos, deixando sua máquina vagarosa e roubando informações sigilosas.

Deste modo, para prevenir os variados tipos de vírus de pc e spywares, a atenção deve ser redobrada na abertura dos seus e-mails e com os links de sites que enganam os usuários.  Além disso, é preciso observar as extensões dos arquivos antes de fazer algum download.

Para uma maior segurança, tenha em sua máquina antivírus e antispywares que sejam seguros, mantenha o sistema operacional com as últimas atualizações, para evitar os vírus de pc mais perigosos, e por último, ajuste seu navegador para bloquear os pop-ups e plugins.

Deixe uma resposta