O que é ciclo de impressão?

O que é ciclo de impressão?

Ao consultar as especificações técnicas de sua impressora ou avaliar os recursos de uma no ato da compra, talvez se depare com a seguinte informação: Ciclo de impressão ou ciclo de impressão mensal.

Mas o que significa ciclo de impressão e qual a sua relevância para decidir o modelo a se adquirir?

Explicando ciclo de impressão

Ciclo de impressão mensal trata-se de uma estimativa informada pelas fabricantes sobre a quantidade máxima de impressões adequada para garantir a vida útil prometida do aparelho ou até sua extensão.

Ou seja, se há a informação de que o ciclo de impressão do modelo avaliado é de 25.000 folhas mensais, significa que se você ultrapassar esse número ou se aproximar com frequência, as peças do equipamento sofrerão desgaste excessivo e precisarão passar por manutenção antes do tempo projetado.

Porém, como dito, o ciclo de impressão é uma estimativa, não uma ciência exata. Não quer dizer que uma vez alcançado seu limite fatalmente desabilitará peças internas, mas aumentam-se as chances de que isso ocorra.

Tenha ciência de seu consumo antes da compra

Ter conhecimento sobre o significado do ciclo de impressão poderá ser muito útil se já tiver determinado na sua cabeça a quantidade de impressões que precisará mensalmente.

Isso evitará que faça um investimento desnecessário em uma impressora com ciclo de impressão muito acima do número que pretende fazer ou desperdiçar um investimento adquirindo um aparelho com ciclo de impressão abaixo de suas necessidades.

Também é uma informação que poderá lhe auxiliar na avaliação se o custo benefício do dispositivo lhe será vantajoso ou se enquadra no preço de mercado, afinal, quanto maior o ciclo de impressão, mais resistentes serão as peças o que certamente refletirá no valor do preço final ao consumidor.

Conclusão

Ciclo de impressão é uma estimativa fornecida pelas fabricantes sobre o número de impressões máximas adequadas ao modelo da impressora para garantir que tenha vida útil pelo tempo previsto.

Na hora de comprar uma impressora, escolha uma que tenha o dobro do ciclo de impressão que necessita para evitar gastos futuros com manutenção de peças.

Gostou desse conteúdo? Dê a sua opinião, curta ou compartilhe.

Deixe uma resposta