11 5042-3830 vendas@spcominfo.com.br
O que é a Tela Azul no Windows?

O que é a Tela Azul no Windows?

A tela azul do Windows é um dos problemas mais conhecidos pelos usuários, graças aos vários problemas que ocorriam na época do Windows 95, Windows 98 e Windows Me. Nessa época ela costumava vir acompanhada de mensagens “assustadoras” como “Erro fatal” ou “Windows está perigosamente com falta de recursos“. Isso fez com que ela passasse a ser referida pela sigla BSOD, do inglês

“Blue Screen Of Death” ou “Tela azul da morte”. A partir do Windows XP, as telas azuis foram ficando cada vez mais raras, aparecendo somente quando algo realmente sério ocorre no sistema – normalmente problemas de hardware.

Uma extensa mensagem ocupa a maior parte da tela. Logo acima, uma frase resume a descrição do erro e, logo abaixo, são apresentadas as informações técnicas do erro e o nome do arquivo relacionado ao erro.

Na maioria dos casos, a tela azul exibe uma frase que descreve, resumidamente, o erro. Neste exemplo, o erro foi descrito como PAGEFAULT_IN_NONPAGED_AREA. Esta frase, ainda que utilize alguns termos técnicos, possibilita que o usuário tenha uma noção de onde foi o erro. No entanto, nem sempre ela aparece.

A parte central da tela azul é ocupada com uma mensagem de erro em termos amigáveis ao usuário para alertá-lo de que um problema ocorreu. Trata-se de um texto genérico, que será idêntico em todas as situações. Ele traz sugestões básicas sobre o que o usuário pode tentar fazer a fim de resolver o problema.

Esta é, sem dúvida, a parte mais importante da mensagem exibida na tela azul. Nela você verá um código hexadecimal de oito dígitos, precedido da palavra “STOP”, que identifica o erro ocorrido. É através dele que você descobrirá o que, de fato, gerou a tela azul. Há ainda, entre parênteses, mais quatro números, também em notação hexadecimal, que identificam o endereço da memória em que o erro ocorreu.

A menos que você tenha um segundo computador à sua disposição, você não poderá pesquisar por informações sobre a tela azul enquanto ela estiver sendo exibida. Nesse caso você terá de anotar o erro para pesquisá-lo posteriormente.

No entanto, não é necessário anotar tudo o que aparece na tela, caso você utilize o Windows 7, Windows Vista ou Windows XP. Apenas duas informações são necessárias: o código que aparece após a palavra STOP e o nome do arquivo, se houver. O restante é dispensável.

Nem sempre é possível anotar as informações que aparecem na tela azul no momento em que ela é exibida. Em alguns casos, a tela azul é exibida rapidamente e o computador reinicia poucos segundos depois. Pode acontecer de você não estar presente no momento e outra pessoa lhe informar sobre o aparecimento de uma tela azul durante o uso do computador, sem dar mais detalhes.

Felizmente, há como recuperar a mensagem exibida anteriormente na tela azul através do programa BlueScreenView. Toda vez que uma tela azul aparece, um arquivo de extensão .DMP é gravado no computador. O que o BlueScreenView faz é ler esse arquivo e exibir os dados do erro.

O BlueScreenView é capaz de exibir todas as informações sobre o erro, incluindo dados adicionais não mostrados na tela azul. Ao pressionar a tecla F8, é possível visualizar uma imagem da tela azul com todas as informações originais. Dessa forma, basta anotar os dados do erro encontrado. Esse programa é bastante indicado para usuários do Windows 8, justamente por exibir mais informações que o próprio sistema.

Após coletar os dados, basta acessar um site de busca e pesquisar por informações. É válido destacar que as informações mais completas se encontram em inglês. Se você não domina o idioma, você pode utilizar um tradutor, ou solicitar ajuda em um fórum de informática. Neste último caso, não esqueça de repassar as informações sobre a tela azul coletadas anteriormente.

O site de suporte da Microsoft (http://support.microsoft.com/) costuma trazer algumas informações sobre alguns erros. Alguns sites independentes também costumam criar listas com os principais erros, acompanhados de possíveis soluções, como pode ser visto aqui.

No entanto é válido destacar que interpretar as informações da tela azul não significa solucionar o problema que a ocasiona. Telas azuis geralmente são causadas por problemas de drivers ou de hardware, cabendo ao usuário descobrir qual é o driver ou o hardware problemático. Mais raramente, programas mal-escritos ou incompatíveis com a versão do Windows também podem gerar telas azuis.

Há alguns comportamentos comuns que ajudam a descobrir a causa de uma tela azul. Por exemplo, se o nome do arquivo citado nas Informações técnicas pertencer a um driver, já sabemos que aquele driver pode estar causando o problema. Cabe a nós substituí-lo por uma versão mais nova ou mais velha e ver se o problema persiste. Já o aparecimento frequente de telas azuis, cada uma com um código diferente, pode indicar que há um ou mais módulos de memória defeituosos, sendo necessário testá-los.

No entanto isso não é regra, por isso é necessário explorar todas as possibilidades.



O que é a Tela Azul no Windows?
5 (100%) 30 vote[s]

Deixe uma resposta

Fechar Menu