O grande debate da impressora: jato de tinta vs laser

O grande debate da impressora: jato de tinta vs laser

Em sua forma mais simples, as impressoras existem desde o final do século XIX. Inventado por William Thomson em 1858 e patenteado em 1867, o Gravador Sifão foi usado para gravações automáticas de mensagens telegráficas.

Pule para frente de 100 anos para 1951 e o primeiro dispositivo prático de impressão a jato de tinta foi patenteado pela Elmqvist na Siemens. Tecnologias rapidamente se desenvolveram ao longo dos anos cinquenta e em 1977, a Siemens introduziu o PT-80.

Os fabricantes continuaram a brincar com diferentes tecnologias para criar uma máquina que proporcionasse impressões de qualidade. Um dos maiores desafios para os fabricantes foi controlar o fluxo de tinta. A IBM usava partículas eletricamente carregadas, mas essa tinta desperdiçada e não era muito popular. Por fim, no final dos anos 80, a Canon e a Hewlett Packard produziram impressoras de tinta líquida como conhecemos hoje. Em 1988, a HP lançou a impressora Deskjet, que custa £ 500.

 Em 1969, Gary Starkweather, da Xerox nos EUA, teve uma ideia visionária. Ele queria fazer uso da nova tecnologia de laser e criar uma impressora que escaneou uma imagem, transferiu-a eletrostaticamente e usou calor para fundir minúsculas especificações de toner em um pedaço de papel. Embora originalmente dito não ser realista, a primeira impressora a laser comercial começou a ser vendida 10 anos depois. (Não tenho certeza se queremos um desse tamanho em nosso escritório.)

Qual é a diferença entre laser e jato de tinta?

A diferença fundamental entre impressoras a laser e a jato de tinta é a ‘tinta’ usada. As impressoras a laser usam um cartucho de toner e um fusor que aquece o pó fino. Impressoras jato de tinta usam tinta líquida que é pulverizada através de bocais microscópicos no papel.

Nos últimos anos, o intervalo entre as duas impressoras foi fechado, tornando menos clara a diferença entre as impressoras domésticas e de escritório. Onde uma vez uma impressora a laser precisaria de sua própria mesa, agora é possível comprar um modelo como o HP LaserJet Pro, que cabe na sua área de trabalho.

Impressoras LaserJet

Consideravelmente menor do que costumava ser, as impressoras a laser continuam sendo o rei do escritório. Ideal para imprimir grandes quantidades de texto em preto e branco, o laser representa uma solução econômica para pequenas e grandes empresas.

  • Velocidade – Como eles operam digitalmente, as impressoras a laser ganham mãos quando se trata de velocidade. Leva o mesmo tempo para imprimir texto simples como fotos complexas.
  • Texto nítido – Para documentos e texto, as impressoras a laser são imbatíveis. Conforme o toner fica no topo da página, eles continuarão produzindo documentos monocromáticos nítidos sem borrar.
  • Custo-benefício – Embora as impressoras a laser tendam a custar mais, elas custam consideravelmente menos no longo prazo

 Impressoras Jato de Tinta

Amplamente adotado pelo mercado doméstico, as impressoras jato de tinta são a melhor escolha se você estiver procurando imprimir imagens de alta qualidade. Consideravelmente mais barato do que as impressoras a laser, você pode comprar um all-in-one padrão por £ 50.

  • Qualidade de impressão a cores – As impressoras a jacto de tinta conseguem reproduzir subtis gradientes de cor nas imagens, o que é excelente para imprimir fotografias.
  • Tamanho – Embora as impressoras a laser tenham diminuído de tamanho, a inkjet continua a ser a solução mais compacta.
  • Custo – O custo médio de uma impressora jato de tinta e cartuchos de tinta é significativamente menor do que um laserjet.

Como você pode ver, enquanto os custos de impressão são menores, os custos de impressão são menores em uma impressora a laser. Para aqueles que imprimem menos páginas, um jato de tinta é a melhor escolha, para aqueles que imprimem muitas páginas, o laser é o único. 

Ainda não tem certeza de qual impressora é melhor para você? Sinta-se livre para nos dar uma chamada e nós vamos aconselhar sobre a melhor impressora para suas necessidades. 

Deixe uma resposta