Limpeza na impressora: Como fazer?

Limpeza na impressora: Como fazer?

Assim como todas as outras coisas no universo, as impressoras também estão suscetíveis a sujeiras que podem por acabar danificando o aparelho, pois os detritos acabam atrapalhando a funcionalidade do equipamento, e por fim estraga-lo devido a maus cuidados.

Contudo nem sempre é necessário fazer uma faxina completa no equipamento, pois às vezes a limpeza na impressora não necessita ser profunda pois ela mesma já consegue cuidar de si mesma. Mas no caso de alguns tipos de impressora, como a laser ou a jato, já é necessário ter alguns cuidados para garantir a sua limpeza adequada.

E outro ponto importante é que alguns componentes da sua impressora, dependendo de qual tipo ela for, podem necessitar de uma limpeza especial, mais dedicada, como é o caso dos bicos microscópicas das impressoras que são a jato de tinta e os espelhos e os rolos das impressoras a laser.

Apesar disso, independente do seu tipo de equipamento, a limpeza na impressora é crucial e se faz necessária para garantir que o tempo de vida útil dela seja prolongada o máximo possível e consiga atender ao prometido pela fabricante, além de que ao limpar, você também conseguirá imprimir o máximo de páginas por cartucho e terá a impressão de que a qualidade da impressão está melhor.

Mas a limpeza das áreas internas da impressora pode até parecer fáceis, mas não se pode dizer o mesmo dos bicos de impressão como exemplo. Por isso é preciso que você siga alguns passos para fazer limpeza na impressora da melhor forma para garantir a funcionalidade e a vida útil dela por mais tempo.

Quando limpar?

O momento ideal para a limpeza da impressora pode parecer uma incógnita para muitos, mas não é algo muito difícil de saber, e depois de um tempo você se acostumará e saberá exatamente quando é necessário limpar o seu equipamento.

E alguns aspectos são importantes de observar para você saber quando deve fazer limpeza na impressora, como no momento da impressão, se o papel engasgar dentro do equipamento, ou você tiver de usar mais de um para conseguir uma cópia adequada, entre outros problemas deste gênero.

Então se você notar algo parecido com o citado acima ocorrendo é sinal que é necessário fazer uma limpeza na impressora para que você não tenha problemas posteriores.

O que é importante sobre a limpeza?

Primeiramente você deve saber com qual tipo de impressora você está lidando, pois se for de jato de tinta ou a laser pode ser diferente como será dada a limpeza.

Em termos práticos, a limpeza na impressora de jato de tinta deve ser feita a cada seis meses caso você a utilize com uma frequência alta, e este intervalo de tempo pode passar a ser de ano em ano se o uso for uma vez ou outra.

Por outro lado, a limpeza da impressora a laser deve ser feita quando você for trocar o tonner dela, e caso não use tanto, pode limpar a cada dois anos que está bem.

Lembre-se que a frequência da limpeza na impressora pode variar de acordo com o quanto você utiliza  ela, e também esteja ciente de que você deve tomar bastante cuidado na hora da limpeza, pois os componentes do equipamento são muito delicados e você deve ficar atento para não danificar nada, e uma opção pode ser buscar um profissional para fazer este serviço.

Mas a limpeza na impressora não é tão difícil, então fazer isso em casa é possível, não é necessário contratar um profissional para tanto, apenas se perceber que você não é capaz de fazer a tarefa.

Quais cuidados devem ser tomados?

Por via de regra, equipamentos eletrônicos não se comportam muito bem com água, portanto evite ao máximo possível deixar cair qualquer tipo de liquido no seu equipamento quando estiver fazendo a limpeza na impressora.

E, além disso, atente-se para não tocar na hasta do carrinho ou na cinta codificadora da sua impressora, nem mesmo lubrifique a hasta, pois pode acabar danificando o aparelho e estragando-o, se tiver algum problema com estes componentes, leve-a em um profissional para que veja se tem algo de errado, pois este vai saber manusear adequadamente para não causar nenhum dano.

Clique e aprenda mais: Diferença entre impressora monocromática e colorida.

Conclusão

Então, a limpeza na impressora deve ser feita regularmente, mas não é necessária tanta frequência, e o tempo entre uma limpeza e outra vai variar dependendo de qual é o tipo da sua impressora.

E na hora que você estiver limpando, tome cuidado para não mexer em algo que pode acabar estragando a impressora, e evite manusear líquidos perto do equipamento, pois como qualquer outro eletrônico, pode acabar por estraga-lo.

Outra coisa que você pode seguir são algumas dicas, como deixar um pano ou plástico por cima da impressora para ela não acumular tanta poeira, ou umedecer um pano para fazer a limpeza externa mais facilmente.

Com essas dicas e passos para fazer a limpeza da sua impressora você conseguirá que o seu equipamento tenha uma vida útil maior garantida pelo fabricante, e não apresente defeitos devido a maus cuidados.

E se você estiver precisando de alguma solução com relação à sua impressora, entre no site e entre em contato agora com a SP.com e resolva o seu problema.

Deixe uma resposta