Como se conectar a um computador remotamente?

Como se conectar a um computador remotamente?

Se você alguma vez se encontrar precisando acessar um computador remotamente – tentando se conectar a um computador desktop no trabalho ou precisar ajudar alguém com seu computador à distância, essa cartilha é para você. 

Se você tem um PC Microsoft Windows ou um Apple Mac, vamos dar uma olhada nos fundamentos que você precisa saber.

Primeiro, o computador que você deseja acessar deve estar ligado, deve ter uma conexão de rede e você deve ter permissão para se conectar.

A maneira mais fácil de se conectar

O Windows 10, o sistema operacional dominante atualmente instalado na grande maioria dos PCs com Windows, simplificou o acesso remoto. O Windows 10 vem com um recurso chamado “Área de Trabalho Remota”. Você pode usar a Área de Trabalho Remota no seu PC Windows 10 ou em outro dispositivo Windows, Android e até Apple iOS para se conectar remotamente a um PC com Windows.

Está certo. A Apple até oferece um aplicativo de área de trabalho remota em sua App Store para permitir que iPads e iPhones façam interface com um PC com Windows.

Mas primeiro, vamos olhar para a necessidade mais comum: fazer um PC para uma conexão remota de PC. Para fazer isso é muito simples.

Conectando PCs remotamente

Etapa 1: Ative a Área de Trabalho Remota no PC que você deseja conectar, para permitir uma conexão remota. Para fazer isso, selecione Iniciar> Configurações> Sistema> Área de Trabalho Remota e ative Habilitar Área de Trabalho Remota. Certifique-se de anotar na configuração “Como conectar a este PC” o nome do computador, pois você precisará disso mais tarde.

É isso aí. Seu PC está pronto para aceitar uma conexão remota de outro computador.

Etapa 2: Configure o PC principal que você deseja fazer a conexão. Em um PC com Windows 10, vá para a caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite “Conexão de Área de Trabalho Remota” e selecione Conexão de Área de Trabalho Remota.

Em seguida, em Conexão de Área de Trabalho Remota, digite o nome do PC ao qual você deseja se conectar (na Etapa 1) e, em seguida, selecione “Conectar”.

Conectando um dispositivo móvel

Agora, se você quiser conectar outros dispositivos – como um celular ou tablet com Windows, Android ou iOS – ao computador remoto que está aguardando e pronto para uma conexão, você pode.

Etapa 1: Primeiro, baixe e instale o aplicativo Remote Desktop gratuito na Microsoft Store, no Google Play ou na Apple App Store. Em seguida, abra o aplicativo Remote Desktop. 

Adicione o nome do PC ao qual você deseja se conectar (da Etapa 1, acima). Selecione o nome do PC remoto que você adicionou e aguarde a conclusão da conexão. É isso aí. É tão simples assim.

Conectando Mac a Macs

A Apple oferece algumas maneiras diferentes de conectar Macs a Macs quando você está longe de casa e precisa obter acesso remotamente. Mas a maneira mais fácil é com um processo chamado “Login Remoto”.

Para dispositivos Mac usando o mesmo sistema operacional:

Primeiro Passo: Você precisa configurar o Login Remoto. Para fazer isso, vá para Preferências do Sistema> Compartilhamento e selecione “Login Remoto”. Você então precisa escolher quais usuários deseja ter acesso remoto ou a capacidade de controlar o seu Mac. 

Você pode escolher “Todos os usuários” e isso significa que eles podem acessar e se conectar a todos os dispositivos da sua rede e a todos os seus Mac, ou você precisa clicar no sinal de mais para escolher o usuário ou usuários específicos que você deseja.

Quando você quiser fazer login no seu Mac de outro dispositivo remotamente, você precisa saber seu nome de usuário (o nome que aparece quando você faz login) e o endereço IP do seu computador. Lembre-se de anotá-las e mantê-las seguras. Você não quer dar aos outros acesso ao seu Mac.

Se você tem um Mac com macOS Sierra, obter acesso e controle remotos é ainda mais fácil.

Primeiro Passo: Vá para Menu> Preferências do Sistema> Compartilhamento e selecione Gerenciamento Remoto – ele deve aparecer como uma caixa de seleção. Isso permitirá que você decida quem você deseja conceder acesso à área de trabalho remota. 

Se você escolher “Todos os usuários”, qualquer pessoa poderá encontrar todos os dispositivos em sua rede. Mas se você clicar no botão “Adicionar” (+), isso lhe dará a habilidade de selecionar a pessoa que você quer fornecer acesso remoto e / ou controle.

Como o Windows, você também pode se conectar remotamente a dispositivos iOS, como iPhone e iPad. A Apple tem um aplicativo para isso: o Apple Remote Desktop está disponível na App Store, mas tem um preço alto de US $ 79,99. Isso porque é uma ferramenta robusta que é usada principalmente por administradores de computadores para instalar e atualizar redes de computadores remotamente.

Finalmente, a Apple também oferece outra maneira de se conectar remotamente, através de um recurso chamado Back to My Mac. Clicando em uma configuração no iCloud, desde que os dois computadores compartilhem a mesma conta do iCloud, você poderá localizar arquivos e pastas no seu Mac remotamente e arrastá-los de volta para o Mac local. 

Ele também fornece compartilhamento de tela, permitindo que você use o seu Mac remoto como se estivesse na sua frente. Ele permite que você use seu próprio mouse e teclado para abrir aplicativos e editar documentos no seu Mac remoto.

Outros recursos

A Microsoft e a Apple tornaram a conexão remotamente muito mais fácil hoje do que há uma década, mas isso não impediu que outras empresas oferecessem produtos alternativos. 

Muitos fornecedores de software e provedores de aplicativos fornecem produtos alternativos que oferecem uma ampla variedade de recursos para conectar computadores remotamente.

Basta pesquisar no Google Play ou na Apple App Store e obter algumas dezenas de soluções de aplicativos diferentes. 

Muitos são de baixo custo, e você encontrará classificações variam, mas a melhor aposta é a primeira a usar as ferramentas internas que vêm com o nosso computador. Você deve ver que fazer uma conexão remota com outro computador pode economizar muito tempo quando você mais precisar.

Deixe uma resposta