Como poupar Dinheiro com Tinta de Impressora e Cartuchos de Toner

Como poupar Dinheiro com Tinta de Impressora e Cartuchos de Toner

Uma das perguntas mais comuns que nos são feitas aqui na SP é como economizar dinheiro com a tinta da impressora. Um gasto, por vezes oneroso, para quem imprime em grandes volumes, empresas e usuários domésticos está sempre procurando maneiras de economizar dinheiro.

5 maneiras de economizar dinheiro em cartuchos de impressora

1. Imprimir no modo rascunho

Se você estiver imprimindo um documento para sua própria referência ou arquivos, imprima como um rascunho. Embora a qualidade de impressão não seja tão boa no modo de rascunho ou rápido, ela usará muito menos tinta do que no modo padrão e ainda produzirá documentos de qualidade legíveis e aceitáveis.

Antes de clicar em imprimir, vá para ‘preferências’ na caixa de diálogo de impressão. Em ‘qualidade de impressão’, selecione o modo ‘rascunho’ ou ‘rápido’. Clique em OK e pronto.

2. Use uma fonte diferente

Isso pode parecer insano, mas algumas fontes usam menos tinta do que outras. Não estamos falando sobre o WordArt aqui, mas fontes profissionais genuínas.

Como parte de um projeto de feira de ciências que se tornou global, um super inteligente de 14 anos dos EUA chamado Suvir Mirchandani analisou como seus professores poderiam reduzir a quantidade de tinta usada ao mudar para uma fonte diferente. Amostrando as letras mais usadas e quatro das fontes mais populares, Suvir coletou seus dados usando o software comercial APFill Ink. Os resultados mostraram que, ao mudar para Garamond, sua escola poderia reduzir seu uso de tinta em 24%!

3. Imprima apenas o que você precisa

Economize tinta e papel pensando no que você está imprimindo. Você realmente precisa imprimir um relatório de 50 páginas? Você pode reduzir o número de páginas impressas? Antes de clicar em imprimir, pense em por que você precisa de uma cópia impressa; Uma cópia digital seria suficiente?

Se você estiver imprimindo uma página da Web, por exemplo, você tem duas opções. Alguns sites oferecem sua própria opção de impressão, que abre uma pré-visualização com uma versão simplificada, com apenas texto e conteúdo indesejado mínimo. Se essa opção não estiver disponível, tente usar o PrintWhatYouLike.com. Permitindo que você selecione manualmente o que você deseja imprimir, este aplicativo inteligente permite que você retire o conteúdo indesejado e permite que você imprima o que quiser!

4. Seja cético quanto aos avisos de cartucho baixo

Embora o utilitário embutido da sua impressora seja ótimo para avisá-lo quando a tinta ou os cartuchos de toner estiverem baixos, não o considere um evangelho. Os avisos costumam ser dados quando os cartuchos estão com pouca tinta e começam bem abaixo do nível de tinta, o que é um problema. Pense nisso como a luz de gasolina no seu carro; é bom saber, mas não precisa de ação instantânea.

A precisão desses avisos pode variar de marca para marca e depende dos cartuchos que você está usando. Se você começar a notar uma degradação na qualidade de impressão, talvez seja hora de trocar a tinta ou o cartucho de toner.

5. Verifique as configurações da sua impressora

A maioria das impressoras agora vem com seu próprio software amigável que permite ajustar muitas das funções. Altere as configurações de impressão de acordo com o que você está imprimindo, a tinta e o papel que você está usando.

Por exemplo, se você estava imprimindo uma foto usando uma impressora jato de tinta padrão, definir a qualidade do papel como “papel fotográfico” e a qualidade como “melhor” reduzirá a quantidade de tinta usada em comparação com a impressão em papel padrão. Como o papel de cópia é absorvente, sua impressora a jato de tinta fornece mais tinta do que quando imprimir em papel fotográfico brilhante.

Cartuchos Compatíveis vs. Originais do Fabricante

A compra de cartuchos compatíveis é muitas vezes consideravelmente mais barata, mas pode não ser necessariamente rentável a longo prazo. Para imprimir documentos e fotos em cores de qualidade, recomenda-se comprar as próprias tintas do fabricante. Estes são formulados para trabalhar com suas impressoras e papéis, dando os melhores resultados de qualidade.

Para aqueles que imprimem muito, cartuchos de tinta compatíveis podem economizar muito dinheiro, mas certifique-se de verificar se você está comprando tintas e toners de qualidade como os que vendemos aqui na SP.

Se você não imprimir muito, corre o risco de secar a tinta e bloquear os cabeçotes de impressão. Neste caso, é melhor ficar com os cartuchos originais do fabricante, pois eles contêm um produto químico especialmente formulado para evitar o entupimento da cabeça de impressão.

Deixe uma resposta