11 5042-3830 vendas@spcominfo.com.br
Como ficar seguro usando o WiFi público?

Como ficar seguro usando o WiFi público?

À medida que mais consumidores e empresas adotam a mentalidade on-the-go, encontrar um hotspot WiFi público é mais fácil agora do que nunca.

Embora haja muitos hotspots disponíveis – cerca de 362 milhões para ser exato – lembre-se de que nem todo hotspot é confiável. Certifique-se de que você está seguro ao usar o Wi – Fi público com as dicas a seguir de Solucionadores de Problemas do Computador.

5 dicas para usar com segurança o WiFi público

Usar o Wi-Fi público é uma maneira rápida e geralmente gratuita de navegar na Web sem prejudicar seu plano de dados, mas é importante permanecer atento ao conectar-se a essas redes.

  • Escolha sabiamente

É provável que o seu café local, mercearia e até mesmo a sua academia tenham redes WiFi públicas disponíveis para os hóspedes. Embora o salto nessas redes durante suas visitas possa ser perfeitamente seguro, seja cauteloso ao visitar locais menos estabelecidos. 

Antes de escolher uma rede para se conectar, é aconselhável pensar duas vezes sobre sua localização. Por exemplo, um hotspot público WiFi é provavelmente mais seguro em uma loja estabelecida como a Barnes and Noble do que em um shopping center com toneladas de redes disponíveis que você não reconhece. 

É verdade que nenhum WiFi público é completamente seguro, mas escolher sabiamente e confiar em seu julgamento são sempre boas dicas para lembrar.

  • Limite suas ações on-line

Depois de encontrar uma rede confiável, tenha em mente o que você faz quando está navegando na Web. 

Verificar suas mídias sociais ou ler artigos de notícias geralmente são atividades seguras, mas você nunca deve acessar sua conta bancária ou outras informações pessoais em público.

Na ocasião em que sua rede não é tão segura quanto você presumiu, suas informações mais privadas podem ficar vulneráveis ​​a um ataque cibernético.

  • Visite sites seguros

Enquanto você usa o Wi-Fi público, também é uma boa prática verificar se você está visitando apenas sites com conexões criptografadas. 

Uma conexão criptografada é mais segura do que uma página não criptografada e torna a espionagem em sua atividade na web muito mais difícil para possíveis hackers. 

Para identificar facilmente um site criptografado, verifique “HTTPS: //” antes de qualquer link na barra de pesquisa de URL. Um site não criptografado pode ser identificado exibindo “HTTP: //” antes do seguinte URL.

  • Desativar o Auto Connect

Para fins de conveniência, nossos telefones celulares vêm com muitos recursos automatizados. No entanto, os usuários geralmente não percebem todos os dados que estão sendo compartilhados sem o conhecimento deles.

Para evitar conectar-se automaticamente a uma rede Wi-Fi e, talvez, a uma rede insegura, desative o recurso de conexão automática em seu dispositivo. Se você quiser desativar totalmente a conexão a uma rede específica, toque na rede em seu dispositivo e selecione “Esqueça esta rede”.

  • Use uma VPN

Uma das melhores maneiras de se proteger on-line, tanto no WiFi público quanto na sua rede privada, é utilizar uma rede privada virtual (VPN). Ao usar uma VPN, seu tráfego é roteado por um canal criptografado de propriedade da empresa VPN. 

Com seu tráfego protegido, pessoas de fora tentando espionar sua atividade on-line não poderão acessar sua localização e outros detalhes particulares sobre sua navegação. 

Com a segurança adicional de uma VPN, os hackers em potencial terão muito mais dificuldade em rastrear seus movimentos on-line e roubar suas informações.

Como ficar seguro usando o WiFi público?
5 (100%) 16 vote[s]

Deixe uma resposta

Fechar Menu