Como Desentupir Um Cartucho De Tinta

Como Desentupir Um Cartucho De Tinta

Longos períodos sem usar a impressora pode ocasionar o problema de se precisar desentupir o cartucho de tinta. A substância resseca se muito tempo em estado inativo.

Aqui explicaremos as recomendações das fabricantes e demonstraremos métodos caseiros para desentupir um cartucho de tinta:

Recomendações: fabricantes

O que as fabricantes orientam primeiro na suspeita de precisar desentupir um cartucho de tinta é verificar se não se trata do componente está vazio.

No software de desempenho das impressoras é possível verificar o gráfico que aponta o quanto resta de tinta em cada cartucho.

Se constatar que resta quantidade razoável de tinta para realizar impressões, a recomendação é executar um serviço de limpeza. Muitas das impressoras mais modernas já trazem em seus sistemas mecanismos de calibração e higienização.

Se caso não souber como executá-los, confira o manual de instruções do aparelho. Se acredita que sua versão não conta com esses serviços, entre em contato com a central de suporte da fabricante.

No entanto, se nada disso der jeito, você pode ainda tentar esses seguintes métodos caseiros para desentupir o cartucho de tinta de sua impressora:

Umidificação

Esse método para desentupir um cartucho de tinta consiste em forrar uma vasilha com guardanapo, umedecê-la com uma solução de limpeza e colocar o cartucho de tinta com o bocal virado para baixo, ou seja, sendo coberto pela superfície celulosa.

Aguarde 3 horas e terminada a espera, faça um teste deslizando o cartucho sobre um guardanapo. Se fizer uma trilha uniforme, é sinal que a tentativa de desentupir o cartucho de tinta deu resultado.

Gotas

Outra forma de tentar desentupir um cartucho de tinta é colocar a peça dentro de um recipiente forrado com papel, com bocal virado para cima, e aplicar 3 gotas de uma solução de limpeza.

Espere por um tempo e depois faça um teste deslizando-o sobre um papel seco. Verificando trilha uniforme, é indício de que conseguiu desentupir o cartucho de tinta.

ATENÇÃO: Os dois últimos métodos demonstrados não são recomendados para se aplicar em cartuchos Epson.

Água quente

Novamente se utilizará uma vasilha nessa técnica para desentupir um cartucho de tinta. Preenche-a com água deionizada, mas de modo para apenas cobrir a cabeça de impressão do cartucho. Esquente-a no micro-ondas por 1 minuto (há variação de tempo dependendo da potência do seu micro).

Fique atento: a água não pode estar fervendo, pois implicaria em danos irreversíveis no cartucho.

Coloque o cartucho dentro da vasilha e espere até que a tinta comece a sair.

Retirado do recipiente, seque-o bem antes de colocá-lo de volta na impressora.

Vaporização

Esse é o método mais rápido para desentupir um cartucho de tinta, mas precisa de um higienizador a vapor.

Coloque a extremidade emissora de vapor a uma distância de 3 centímetros do bocal do cartucho.

Assim que começar a sair tinta, faça o teste em um papel.

Água quente: pia

Esse também é um modo rápido para desentupir um cartucho de tinta dependendo do grau de entupimento da peça.

Ao lado da pia, coloque folhas de papel para evitar poluir todo o cômodo e deixe o cartucho estirado, mas com os bocais acima da superfície.

Encha a pia com água quente. Não precisa ser abundante. Dois centímetros serão o suficiente.

Introduza o cartucho e se logo começar a despejar tinta, é sinal de que não está tão gravemente entupido e 5 minutos de espera deverão bastar para encerrar o problema. Caso isso não ocorra, aguarde por 20 minutos.

Importante: use luvas e avental ao tentar aplicar esses métodos para desentupir cartucho de tinta. A substância do material uma vez despejada é de difícil controle e impregna em roupas e objetos de modo a exigir grande esforço para total limpeza.

Se ocorrer problemas nesse sentido, use água oxigenada para tentar limpar o local afetado.

Conclusão

Ao precisar desentupir um cartucho de tinta, siga primeiro as orientações das fabricantes verificando os níveis de tinta dos cartuchos e processando serviços de limpeza instalados nas impressoras.

Caso tenha dificuldade, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor.

Usar métodos de umidificação, gotejamento, vaporização e de água quente podem resolver o problema para desentupir um cartucho de tinta.

Deixe uma resposta