Com a evolução da informática e a depreciação das peças, os computadores transformaram-se em máquinas cuja vida útil não é muito grande. Bastam alguns anos, ou até meses, para que o PC fique desatualizado.
Não há o que fazer em relação ao avanço da informática, mas alguns cuidados

com o equipamento podem mantê-lo na ativa por mais alguns anos (e diminuir os custos de uma possível reparação).

Veja alguns cuidados que você pode tomar para aumentar a vida útil do seu PC:

– Limpeza 
Sujeira dificilmente é bem vinda. Dentro do computador, é pior ainda. O acúmulo de poeira e outras impurezas pode atrapalhar a ventilação do computador e causar um superaquecimento, danificando as peças.

– Refrigeração
Do mesmo jeito que a sujeira pode obstruir a troca de calor com o ambiente, o local onde o computador está também é importante para evitar que haja aquecimento excessivo.

– Colisões e raios 
Evite utilizar o computador quando estiver chovendo, pois a tensão elétrica costuma variar muito, e isso pode danificar a fonte de energia do PC.

Já as colisões no gabinete podem danificar os discos rígidos, que funcionam a todo vapor dentro do computador.

Dicas para as empresas

Máquinas de uso corporativo, geralmente, tem a vida útil estimada entre dois e quatro anos. Depois disso, problemas como travamentos inesperados, aumento da infecção por vírus e perda de informações podem se tornar frequentes. Mas existem medidas que minimizam esse desgaste, melhoram a eficiência e ampliam o tempo de utilização, como a limpeza frequente, a escolha de locais adequados, o uso de acessórios etc.

Veja algumas dicas:

– Limpeza de componentes

Tanto o cooler quanto o gabinete acumulam muita poeira. É recomendável uma limpeza interna a cada seis meses a um ano. Em ambientes que passaram por reformas recentemente esse prazo deve ser de três a quatro meses.

– Mantenha as máquinas em local apropriado

Proteja o computador do sol, umidade e líquidos. Luz solar direta sobre o gabinete, associada a um ambiente com pouca ventilação, pode causar superaquecimento. Mantenha equipamentos para refrigeração adequados no ambiente onde ficam as máquinas.

– Invista em memória

Se o computador da sua empresa está lento, uma boa solução pode ser o aumento da memória RAM. Para melhorar o desempenho, o ideal é instalar pelo menos 1G. É possível assim acelerar e aumentar bastante a sua vida útil, mesmo para quem tem um processador mais lento. Esta também é uma medida importante para garantir que o armazenamento de informações seja realizado de forma mais segura, prevenindo possíveis perdas de dados.

– Atualize os softwares

A versão desatualizada de um software pode estar atrapalhando o bom desempenho da sua máquina. Ter programas em dia é importante, além de evitar o ataque de vírus – muitas vezes é nas “falhas” de softwares mais antigos que os vírus acabam por agir. Outra opção é desinstalar o software e instalá-lo novamente.

 – Troque o Hard Disk

Trocar o Hard Disk é acessível, no caso dos desktops, e pode ajudar a prolongar a vida útil das máquinas. Muitas empresas ainda trabalham com máquinas que possuem HD de 20G ou 40G,  opção não muito recomendada pela possibilidade de sobrecarga – e, portanto, de episódios de funcionamento falho. O ideal é contar com um HD de, pelo menos, 80G.

–  Use um HD externo

Arquivos pesados podem ser fatais para o funcionamento do computador. Para evitar os efeitos colaterais, uma boa estratégia é optar por um Hard Disk externo. A estratégia é viável para usuários de desktops e notebooks. Estes discos rígidos podem guardar uma grande quantidade de informação e, além de armazenarem os aquivos pesados, também ajudam  na criação de cópias de segurança.

–  Tenha em mãos um pen drive

Como grandes arquivos podem atrapalhar o bom funcionamento da sua máquina, selecione aqueles que não são usados com frequência e salve-os em um pen drive. Esta operação, apesar de simples, requer cuidados: feche todos os arquivos e desabilite o pen drive antes de retirá-lo do computador. Preste atenção também na sua procedência, já que a popularização dessa plataforma deu origem a um mercado de produtos piratas de baixa qualidade. Alguns podem até vir infectados por vírus.

– Crie um regulamento

Parte do conteúdo arquivado em um computador corporativo é pessoal e não interessa à empresa. Se os arquivos forem pesados, como fotos ou músicas, por exemplo, o funcionamento das máquinas pode ser comprometido. Além disso, existe o risco de contaminação por vírus. Para evitar esse tipo de problema, a empresa deve formalizar um regulamento que deixe claro o que é permitido instalar e baixar nos computadores. Além desse regulamento, uma medida que pode auxiliar no controle de arquivos é a criação de uma estrutura de pastas que deve ser respeitada pelos colaboradores. Desta forma fica mais fácil de detectar a presença de arquivos indesejados (pessoais ou não) e trabalhar para a sua erradicação.

– Antivírus

Existem muitas armadilhas na internet que podem reduzir a vida útil do seu computador, como clicar em um link contaminado ou fazer o download de um programa ou arquivo suspeito. Para prevenir danos, é fundamental contar com um antivírus atualizado. Apesar de os programas antivírus terem perdido parcialmente a eficácia nos últimos anos em virtude da sofisticação dos hackers, eles ainda representam uma alternativa de proteção.

Como aumentar a vida do computador?
5 (100%) 20 votes

Eaí, o que achou deste artigo?