Antes de comprar uma impressora, leia deste artigo.

Antes de comprar uma impressora, leia deste artigo.

Por mais simples que possa parecer, comprar impressora pode acabar se transformando em uma verdadeira dor de cabeça.

Por isso é preciso prestar atenção a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de comprar a impressora ideal, tanto para uso comercial quanto para uso doméstico.

Confira nossas 8 dicas para comprar impressora sem se arrepender e fazer suas impressões tranquilamente.

  1. Conheça suas necessidades antes de comprar impressora

Saber quais serão os tipos e o volume de impressão que serão realizadas é o primeiro passo para que você possa escolher o modelo e as configurações que mais se adequam as suas necessidades.

  1. Comprar impressora ou multifuncional?

Se você precisa apenas realizar impressões de documentos simples provavelmente uma impressora atenderá todas as suas necessidades.

Caso sua demanda inclua outros serviços além das impressões, como digitalização e cópias, sem dúvida comprar uma impressora multifuncional será muito mais vantajoso já que esse tipo de equipamento reúne as funções de vários aparelhos em um só.

  1. Escolher a melhor resolução na hora de comprar impressora

É possível encontrar no mercado impressoras com resoluções de 600 dpi ou 1200 dpi.

Para quem pretende realizar impressões de imagens o mais indicado é comprar impressora com resolução de 1200 dpi.

  1. Wi-Fi, Ethernet ou USB

Para os usuários, tanto domésticos quanto comerciais que utilizam apenas notebooks e precisam realizar impressões à distância com frequência o mais indicado é comprar impressora com conexão Wi-Fi.

Se o uso da impressora for apenas doméstico, sendo utilizada por apenas um computador o mais recomendado é a conexão USB.

Nas empresas e residências onde vários computadores precisam estar conectados a uma única impressora o tipo de conexão mais indicada é a Ethernet.

  1. Impressora laser ou jato de tinta

A possibilidade de impressão de imagens coloridas faz com que as impressoras jato de tinta sejam as mais utilizadas, principalmente para uso doméstico. Para quem pretende realizar poucas impressões coloridas comprar uma impressora jato de tinta pode ser uma boa opção.

Já para quem precisa realizar um número grande de impressões a comprar impressora laser apresenta uma relação custo-benefício mais interessante quando comparada as impressoras jato de tinta, mesmo com o preço dos cartuchos de toner sendo mais caros do que os cartuchos de tinta.

  1. Substituição dos cartuchos

Esse é um ponto que merece muita atenção, pois algumas impressoras têm cartuchos muito caros, fazendo que cada troca de cartuchos se torne um investimento muito alto.

O ideal é comprar impressoras que aceitem cartuchos compatíveis, pois eles são uma ótima alternativa aos cartuchos originais e representam uma grande economia sem que seja preciso sacrificar a qualidade de suas impressões.

  1. Velocidade de impressão

Esse é um ponto menos importante para quem quer comprar impressora apenas para uso doméstico.

A velocidade da impressão determina quantas páginas a impressora é capaz de imprimir por minuto (ppm), o que pode fazer muita diferença para quem realiza uma grande quantidade de impressões, como comércios e empresas de todos os portes.

  1. Assistência técnica

Todo o cuidado é pouco quando falamos em assistência técnica para impressoras. É preciso ficar atento pois certamente você vai se deparar com equipamentos importados de marcas totalmente desconhecidas no Brasil, com preços absurdamente inferiores aos de marcas como Samsung, Lexmark, Canon e HP.

Essas marcas já estão no país há muito tempo e possuem uma rede de assistência técnica em praticamente todo o território nacional, o que acaba justificando o preço mais caro do que concorrentes de pouca ou nenhuma expressão no país.

Ao adquirir uma dessas impressoras que não possuem serviços de assistência técnica no Brasil você estará se enganando ao achar que fez um grande negócio economizando alguns reais na hora de comprar a impressora.

Se enganando porque o valor economizado na hora de comprar a impressora não será suficiente para cobrir os custos de manutenção na primeira vez em que esse serviço for necessário. Por isso é obrigatório checar no site do fabricante se existem assistências técnicas credenciadas em locais próximos a você.

Você também vai gostar: Passo a passo de como limpar uma impressora.

Conclusão

Antes de comprar uma impressora é preciso entender qual a sua necessidade real de impressão, qual o tipo de impressora atende melhor as suas necessidades, qual o melhor tipo de conexão para você, o modelo mais econômico.

Depois de analisados todos esses pontos importantes é hora de checar o site dos fabricantes que possuem os modelos que mais se adequam a você para conferir se possuem uma rede de assistência técnica que possa lhe oferecer o suporte ideal quando necessário. 

Tomando essas precauções antes de comprar uma impressora você evitará transtornos e prejuízos num futuro muito próximo.

 

 

Deixe uma resposta