A tinta da impressora tem uma data de validade?

A tinta da impressora tem uma data de validade?

Garantir que sua tinta e toner  estejam em boas condições é essencial para manter sua impressora saudável.

Seja tinta líquida para sua impressora a jato de tinta ou um toner em pó para sua impressora a laser , entender a data de vencimento e armazenar os cartuchos corretamente é importante. Isso vale tanto para escritórios ocupados com alta demanda de impressão quanto para uso doméstico esporádico.

Por que a expiração de tinta da impressora é importante

Compreender a data de validade da tinta da impressora garantirá que a impressora continue a produzir impressões de alta qualidade.

Com o passar do tempo, a composição da tinta mudará, cuja velocidade pode ser afetada pelas condições de armazenamento e pelo uso da impressora. A tinta expirada, especialmente para impressoras a jato de tinta, pode causar danos à impressora, além de afetar a qualidade da impressão.

Para escritórios ocupados e impressão comercial, é importante entender a validade da tinta ao fazer o pedido antecipadamente. Altas demandas de impressão podem exigir compras em grandes quantidades, e entender por quanto tempo os cartuchos podem ser armazenados determinará a frequência de compra.

Igualmente, aqueles que imprimem em casa ou com pouca frequência também precisarão ser cuidadosos quanto a armazenar e cuidar de sua tinta. Se uma impressora não for usada por longos períodos de tempo, a tinta pode secar e expirar.

Quando sua tinta expira?

Como regra geral, a tinta e o toner permanecerão por um ano e meio a dois anos, embora isso também possa depender das condições de armazenamento. Os fabricantes listarão uma venda por data em todos os cartuchos como uma diretriz.

Tinta e toner podem ser usados ​​após essa data, mas tente manter essa data, se possível.

Você também encontrará uma data de garantia para a maioria dos fabricantes. Isso não deve ser confundido com a data de venda; a data da garantia informa a última data em que o fabricante garantirá sua tinta.

Muitos fabricantes também fornecem validade interna para a tinta ou o toner. Essa data de expiração embutida é codificada no chip do cartucho e permite que a impressora leia a data de validade.

A impressora desligará ou rejeitará o cartucho após a data interna, evitando qualquer dano potencial da tinta vencida. Você também deve procurar sinais de que sua impressora está tendo problemas para inicializar a tinta se você souber que está usando um cartucho de tinta antigo.

Embora a maioria das impressoras permita que você substitua a data de validade incorporada, não recomendamos fazê-lo, a menos que você tenha certeza de que a tinta ou o toner estão bem.

Armazenando sua tinta

Sua tinta e toner só podem ser garantidos dentro do prazo de validade se forem armazenados e usados ​​adequadamente. Assim que você comprar sua tinta ou toner, mantenha-a em um local fresco e escuro.

A temperatura ideal é entre 15 e 24 graus Celsius, nunca abaixo de 10 ou acima de 35. Evite deixar cartuchos em carros quentes por mais de alguns minutos ou em espaços de armazéns que possam esfriar no inverno.

Luz solar direta ou intensa ou calor podem danificar a tinta ou o toner. Para cartuchos de tinta a jato de tinta, isso pode secar a tinta ou transformá-la em uma consistência semelhante à do lodo.

Para toners a laser, isso pode fazer com que o toner se funda dentro do cartucho ou danifique suas propriedades fotossensíveis. Como é um pó, a umidade também deve ser evitada com toners a laser.

Se você costuma armazenar seus cartuchos em armários de armazenamento ou armários, certifique-se de que o espaço esteja livre de suprimentos de limpeza gasosos, como amônia ou alvejante. Esses produtos químicos podem degradar a composição da tinta ou do toner e reduzir a vida útil.

Finalmente, se você tiver uma impressora a jato de tinta usada com pouca frequência, verifique se a tinta não está ressecada. Tinta a jato de tinta pode secar em menos de três ou quatro semanas.

Para impressoras pouco frequentes, lembre-se de ligar a impressora regularmente para permitir a execução de um ciclo de limpeza e preparação. Caso contrário, você pode simplesmente desejar imprimir uma folha pelo menos uma vez por semana.

Se você usa sua impressora com freqüência, mas planeja deixá-la sem uso por algumas semanas, pode ser que deseje armazenar seu cartucho durante esse período para evitar que ele seque.

Para fazer isso, você pode armazenar o cartucho usado em um saco com zíper juntamente com uma esponja úmida. Simplesmente molhe uma esponja e torça-a até que ela não goteje, em seguida, coloque em um saco ziplock com o cartucho e guarde em local fresco e seco.

Deixe uma resposta