7 Problemas Mais Comuns da Impressora: Saiba Como Resolver

7 Problemas Mais Comuns da Impressora: Saiba Como Resolver

Se você possui uma impressora em casa pode constatar como esse equipamento facilita a vida. Contudo, em algum momento pode surgir um problema na impressora, seja por quebra de um dispositivo interno ou falhas técnicas que atrapalham a geração de documentos.

Sua impressora não imprime? A partir de agora vamos listar alguns erros mais comuns que podem aparecer. Aprenda como resolvê-los e dê continuidade aos seus trabalhos diários.

  • Falha de conexão com o computador

Quando a impressora não quer imprimir, a primeira verificação que deve fazer é assegurar que o cabo USB da impressora está conectado corretamente no computador.

Se o equipamento estiver ligado num concentrador USB, tente conectar o cabo diretamente no computador. Desligue sua impressora, aguarde 30 segundos, religue-a e faça um teste de impressão.

  • Driver incompatível

Certifique-se que o driver de impressora, isto é, o programa que gerencia o equipamento, está atualizado.

Se a impressora não aparece no adobe reader ou outro software, pode ser que não tenha o driver mais recente. Deste modo, a atualização garante a compatibilidade com os programas mais novos.

Para baixar o último driver da sua impressora, primeiro verifique o número do modelo da impressora.

Em seguida, entre no site do fabricante e vá até a seção “Drivers de Impressoras”. Baixe a atualização referente ao modelo do equipamento, instale o driver, reinicie o computador e tente imprimir novamente.

  • Fila de impressão travou

Em certas situações a fila de impressão empaca, para de responder. Este erro ocorre quando há um acúmulo de arquivos pesados para serem impressos.

Se a impressora não está respondendo, no menu “Iniciar” do windows digite “Executar”. Na tela aberta, coloque o comando “services.msc”.

Em seguida, ache o “spooler de impressão”, cujo representa o serviço do windows que controla a fila de impressão.

Clique com o botão direito e depois em “Parar” ou “Interromper Serviço”. Espere o spooler ser interrompido.

Posteriormente, clique novamente com o botão direito sobre o mesmo e em seguida selecione “Iniciar”. Pronto, se o problema for esse, a impressora voltará à sua rotina.

  • Impressora não aparece na rede

Se você possui vários computadores e precisa imprimir numa determinada impressora da rede local, primeiro você precisa compartilhar o equipamento. Siga os passos se a impressora não aparece na rede:

  • Procure no menu “Iniciar” do windows por “Dispositivos e Impressoras”.
  • Na tela exibida, aparecerá todas as impressoras disponíveis em sua máquina.
  • Escolha aquela que deseja compartilhar aos demais computadores, e clique em “Propriedades de Impressora”.
  • Na aba “Compartilhamento”, marque “Compartilhar esta impressora”.
  • Adicione o “Nome de compartilhamento”, o qual será visualizado pelos usuários da rede.
  • Clique em “ok” para finalizar e resolver o problema quando a impressora não aparece na rede local.

Depois de configurado o equipamento para que seja mostrado aos diversos usuários, agora em seu computador, você precisa encontrar a impressora. Acompanhe as instruções a seguir:

  • Novamente no windows, siga até “Iniciar”, “Dispositivos e Impressoras” e “Adicionar uma impressora”.
  • Clique na opção de “Adicionar uma impressora da rede”. O windows fará uma busca.
  • Depois que o equipamento compartilhado foi identificado, selecione-o e aperte “Avançar”.
  • Defina como “Impressora padrão”, isto é, que será utilizada como primeira opção quando for imprimir.
  • Clique em “Finalizar”. Pronto, seus documentos já podem ser gerados.

5) Impressora com tinta imprime em branco

Um possível problema que pode estar ocorrendo, quando a impressora não imprime preto nem colorido, é o ressecamento do cartucho.

Se você passa muito tempo sem utilizar a impressora, a tinta resseca e a saída do cartucho fica obstruída.

Para solucionar este complicador, passe um papel toalha, que esteja levemente umedecido, na cabeça de impressão do cartucho. Quando a tinta seca for eliminada, já pode testar novas impressões.

6) Impressão com falhas

No momento que minha impressora esta imprimindo com falhas ou risco branco no centro das letras, um dos diagnósticos pode ser o circuito eletrônico do cartucho que queimou em alguns pontos.

Esse circuito eletrônico do vasilhame pode ser deteriorado por conta do desgaste natural, falta de tinta ou pelo contado direto com as mãos.

Quando isso acontece, a única saída é trocar o cartucho, já que o mesmo não tem mais utilidade.

7) Lado do papel errado

Se você está utilizando o lado incorreto do papel fotográfico para realizar as impressões, simplesmente a impressora não imprime como o desejado.

Uma das faces do papel fotográfico recebe tratamento para oferecer uma imagem bonita e nítida. Porém, o outro lado não absorve tinta.

Desta forma, antes de utilizar esse tipo de folha, analise a posição correta para imprimir as fotos.

Conclusão

Como foi visto, alguns problemas na impressora podem surgir no dia a dia. Um primeiro complicador é quando a impressora não é reconhecida pelo computador. Neste caso, a solução é simples, basta inspecionar e apertar o cabo que faz a conexão com a máquina.

Se a impressora não aparece no word ou outro software recente como Adobe Reader, que trabalha com os pdfs, seu driver de impressora pode não ser o mais recente. Por isso, é necessário fazer uma atualização.

Outros problemas são relacionados à fila de impressão que fica sobrecarregada, pertinentes à impressora que não é encontrada na rede, e ainda, nas situações que as impressoras possuem cartucho cheio, porém os documentos saem em branco.

Este post tem 2 comentários

  1. Evelyn

    Ganhei uma impressora usada a alguns dias , o dono disse que ele imprimiu umas 10 folhas mas parou de usa-la , consegui instalar ela sem problemas mas quando tento imprimir alguma coisa a folha sai em branco , ela faz toda a movimentação mas não imprime , os cartuchos de tinta estão normais , o que pode ser ?

    1. SP Com

      Oi Evelyn, tudo bom? Faz assim, entre em contato conosco em nosso telefone ou e-mail, e um de nossos consultores irá te auxiliar.

Deixe uma resposta