7 Passos para conservar seu toner

7 Passos para conservar seu toner

O toner para impressora deve ser utilizado com cuidado e atenção, independente da sua opção por comprar toner remanufaturado ou original.

Em ambos os casos tomar alguns cuidados pode garantir que o produto tenha uma vida útil muito maior, além de colaborar para que a impressora funcione corretamente.

Confira a seguir 7 passos para conservar seu toner e evitar danos, custos e transtornos desnecessários.

  1. Cuidado ao manusear toner para impressora

O toner para impressora é um produto que possui circuitos que entram em contato direto com a impressora para que seja possível realizar impressões, por isso é preciso manuseá-lo com cuidado.

Antes de sua instalação do toner para impressora é recomendado balança-lo levemente para que o pó se espalhe de maneira uniforme por todo o cartucho.

  1. Remova o toner apenas quando necessário

A remoção do toner só deve ser feita no momento da troca. O circuito presente no toner para impressora é extremamente sensível e pode sofrer danos durante sua retirada, assim como outros componentes da impressora.

Os toners são extremamente sensíveis a luz, portanto sempre o mantenha exposto pelo menor tempo possível enquanto realiza a troca.

  1. Mantenha o cartucho protegido

Os toners para impressora são produtos que possuem peças delicadas, por isso é preciso muito cuidado para armazená-lo de maneira segura para que não ocorra nenhum dano que prejudique sua utilização.

Mantenha seus toners para impressora em local seguro, longe de fontes de calor e umidade, sempre em local limpo e seco. Esse cuidado vai aumentar a vida útil dos seus cartuchos

  1. Mantenha a impressora desligada

Manter a impressora constantemente ligada mesmo quando não está sendo realizada nenhuma impressão causa desgaste às peças do equipamento em geral.

Criar o hábito de desligar sua impressora ajuda a conservar o equipamento e ainda reduz a sua conta de energia elétrica.

  1. Cuidado com a remoção de papel atolado

Se você faz impressões com frequência sabe que papel atolado é muito comum, principalmente em ambientes que deixam o papel úmido.

Na hora de retirar o papel é preciso todo o cuidado, pois os componentes do toner e da impressora são sensíveis e podem sofrer danos muito facilmente. Para evitar qualquer tipo de problema o ideal é desligar a impressora antes de manusear o toner e retirar o papel. 

  1. Recarregue o seu toner o mais rápido possível

A recarga do toner para impressora deve ser feita assim que você perceber que a tinta está acabando. Continuar realizando impressões dessa forma pode danificar o cartucho de maneira definitiva.

O mesmo procedimento deve ser realizado no caso de toners coloridos. Ao perceber que uma das cores acabou o correto é interromper imediatamente o seu uso até que a recarga do toner seja realizada ou que o produto seja substituído por outro em prefeito estado.

  1. Utilize a impressora com frequência

Assim como diversos equipamentos, uma das melhores maneiras de garantir que o seu toner para impressora tenha uma vida útil é utilizando-o com frequência.

Longos períodos de inatividade podem fazer com que a tinta acabe ressecando, ou o pó se condense. Isso pode, além de diminuir a vida útil do cartucho, causar danos à impressora.

Vale a pena comprar toner remanufaturado?

Essa é uma dúvida muito comum para quem pensa em adquirir impressoras para uso constante.

Segundo os fabricantes o rendimento de um cartucho remanufaturado pode ser até 50% menor do que os produtos originais.

Porém, no que diz respeito a qualidade de impressão, comprar toner remanufaturado não representa perda de qualidade nenhuma quando comparado ao toner original, principalmente diante de necessidades de impressões simples, como documentos, etc.

Podemos dizer que comprar toner remanufaturado vale a pena para quem precisa realizar grandes volumes de impressões, desde que essas sejam mais simples, pois os custos de aquisição e recarga acabam sendo muito menores do que os produtos originais.

Conclusão

Não importa se você vai optar por comprar um toner remanufaturado ou original, é sempre importante cuidar para que os produtos possam ter a maior durabilidade possível, e para isso alguns hábitos simples podem ser fundamentais para garantir a melhor relação custo-benefício.

Por isso é importante manter sua impressora sempre em funcionamento e manusear com cuidado os cartuchos, evitando retirá-los da impressora sem necessidade, assim como interromper seu uso assim que for natado que sua tinta está acabando.

Com essas pequenas dicas você aproveitará por muito mais tempo o seu toner para impressora e poderá economizar de maneira inteligente.

Deixe uma resposta