7 Dicas para reduzir o desperdício de papel na sua empresa

7 Dicas para reduzir o desperdício de papel na sua empresa

Encontrar soluções para o desperdício de papel nas empresas é um grande desafio para os gestores, empresário e colaboradores de pequenas, médias e grandes negócios que precisam aliar produtividade e sustentabilidade em suas atividades.

Por isso, vamos listar nesse artigo 7 dicas para reduzir o desperdício de papel na sua empresa de forma simples e efetiva.

Dica 1 – Configure as impressoras para economizar papel

O primeiro passo para que as empresas criem soluções para o desperdício de papel, é ajustar as configurações de suas impressoras para que elas façam suas impressões frente e verso.

Muitas pessoas nem pensam nessa possibilidade porque as impressoras já estão configuradas para imprimir apenas de um lado das folhas.

É muito raro que as impressões realizadas em uma empresa precisem obrigatoriamente ser impressas apenas em um dos lados do papel.

Dica 2 – Crie ações para reduzir o consumo de papel na empresa

A melhor maneira de uma empresa conseguir fazer economia de papel é através da conscientização de todos os seus colaboradores sobre a importância de se reduzir o desperdício de papel nas empresas.

Utilizar a criatividade para engajar todos os envolvidos nas suas atividades pode gerar resultados extremamente positivos para reduzir o consumo de papel nas empresas.

Dica 3 – Elimine as impressões usadas em reuniões

Grande parte das empresas mais tradicionais tem o hábito de imprimir relatórios e apresentações que serão utilizadas em reuniões.

Essa prática gasta muito tempo com a própria impressão dos arquivos, além de influenciar diretamente no consumo de papel nas empresas.

Em uma grande companhia acontecem diversas reuniões todos os dias, então pense na quantidade de papel que é utilizada apenas para acompanhar as discussões e depois não tem mais nenhuma função.

Dica 4 – Reduza o consumo de papel na empresa enviando notas fiscais eletrônicas

A impressão de notas fiscais é um dos causadores do grande consumo de papel nas empresas.

O uso da nota fiscal eletrônica ainda causa desconfiança em muitas empresas, mas ela oferece vantagens para quem já se adaptou ao seu uso em substituição à nota fiscal convencional.

Além de diminuir o consumo de papel nas empresas, os arquivos digitais são muito mais fáceis de se manusear e arquivar.

Pense no seu cliente, que recebe materiais de vários fornecedores todos os dias.

Quantas notas ele recebe diariamente que acabam paradas em pilhas ou caixas enormes, e que poderiam ser armazenadas digitalmente? 

Dica 5 – Utilize os serviços de armazenamento digital

Com certeza a sua empresa recebe e envia muitos documentos diariamente. E todo esse papel precisa ficar armazenado em algum lugar por um período mínimo.

Essa armazenagem é obrigatória por lei, portanto precisa ser obedecida.

As soluções de armazenamento em nuvem são a melhor opção para que a sua empresa consiga economizar tanto no consumo de papel quanto no espaço destinado ao seu armazenamento.

Quando você adota essa prática de enviar e receber automaticamente está ajudando também o seu cliente a reduzir o desperdício e o consumo de papel.

Dica 6 – Use assinaturas digitais

É impressionante como somos capazes de consumir papel sem nem nos darmos conta.

Dificilmente recebemos algum documento que precisa da uma assinatura sem que ele venha acompanhado de muitas folhas que simplesmente não precisam estar ali.

Existem várias soluções onde é possível assinar digitalmente todo tipo de documentos com segurança e sigilo, disponibilizados por grandes empresas como a Adobe.

Dica 7 – Reutilize

Nós sabemos que é impossível eliminar totalmente o uso de documentos impressos no dia a dia de qualquer empresa.

Por isso a reutilização dos documentos impressos que não possuem mais utilidade é essencial em qualquer projeto de redução de papel nas empresas.

Contratos, tabelas, relatórios e apresentações que foram impressos e não são mais necessários podem virar blocos de anotações, por exemplo.

Assim você reduz o consumo de papel na empresa de maneira inteligente e produtiva.

Clique aqui e descubra qual melhor papel para sua impressora.

Conclusão

Reduzir o consumo de papel nas empresas é um dos principais objetivos das companhias que buscam melhorar seu envolvimento com o meio ambiente e reduzir custos de forma sustentável.

Mudar pequenos hábitos na rotina de todos os funcionários das empresas pode trazer grandes resultados em termos econômicos e sustentáveis.

Deixe uma resposta