7 Dicas para reduzir custos de impressão

7 Dicas para reduzir custos de impressão

As dificuldades enfrentadas pelas empresas brasileiras nos últimos anos fizeram com que reduzir custos de impressão, assim como todos os outros custos que compõe uma empresa seja uma prática essencial para sua sobrevivência.

Leia na sequência nossas 7 dicas para reduzir custos de impressão e manter o seu negócio competitivo em um mercado cada vez mais disputado.

  1. Utilize equipamentos adequados a sua demanda

É essencial que a suam empresa conte com equipamentos de impressão capazes de atender a sua demanda sem maiores dificuldades.

Por isso é importante ter muito claro em sua mente quais as atividades que sua empresa irá realizar e quais os equipamentos necessários para tal.

  1. Dê preferência para suprimentos com origem originais

Toners, cartuchos, fitas e ribbons de boa qualidade são fundamentais para que suas impressoras funcionem corretamente pelo maior tempo possível.

Mesmo com a tecnologia que permite que as recargas remanufaturadas acabem se tornando muito utilizadas por muitas empresas.

Esses suprimentos já foram utilizados anteriormente por outras pessoas e podem conter defeitos que até então não foram percebidos, além de poderem também danificar o seu equipamento.

Os suprimentos originais do fabricante garantem que você está utilizando um produto 100% novo, totalmente dentro das especificações do fabricante.

E caso ocorra algum problema de fabricação ou o suprimento cause algum dano a impressora, é possível acionar a empresa mediante a garantia, o que garante mais tranquilidade em todo o processo.

  1. Não deixe impressoras paradas por longos períodos

Ao ficarem desligadas ou sem uso por um longo período, é comum que os cartuchos e a lubrificação dos componentes das impressoras acabem ficando ressecados.

Esse ressecamento pode acabar gerando altos custos de manutenção, decorrentes da provável substituição de cartuchos e outras peças que possam ter sido danificadas.

O mais recomendado é que todos que utilizam os equipamentos de impressão estejam atentos para a utilização das máquinas, mantendo-as com o mínimo de atividade possível, para garantir que suas peças e cartuchos não sofram com o ressecamento por falta de uso.

  1. Incentive hábitos sustentáveis

Gestores que buscam reduzir seus custos de impressão tem cada vez mais optado por desenvolver a consciência ambiental dentro de suas empresas.

Estudos apontam que o simples hábito de realizar impressões frente e verso pode representar uma redução no consumo de papel de cerca de 30%.

Além de reduzir o consumo de papel dentro da empresa, consequentemente essa prática também reduz o volume de lixo gerado dentro da empresa, o que pode representar mais uma economia, já que muitas empresas pagam para dar o destino correto aos seus resíduos.

  1. Impressoras multifuncionais sempre

Entre as inúmeras contribuições da tecnologia para nossas vidas, sem dúvida a impressora multifuncional é uma das mais importantes quando falamos de custos de impressão.

Pode parecer um exagero, mas pense bem. Há pouco tempo atrás era preciso investir em uma impressora, um scanner e uma copiadora, no mínimo, para que se pudesse realizar as tarefas básicas de impressão dentro de uma empresa.

Hoje é possível ter tudo isso além de outras funções em uma única máquina, com uma capacidade de produção enorme.

Isso sem falar no espaço físico ocupado pelas máquinas ontem e hoje.

  1. Configure todas as impressoras no modo rascunho

Uma configuração simples e rápida que pode trazer ganhos em termos econômicos e de produtividade para todas as empresas que buscam reduzir custos de impressão.

As impressoras podem ser configuradas para imprimirem em alta resolução, ou em modo econômico, conhecido como modo rascunho.

Se o seu negócio imprime basicamente documentos como contratos, ordens de venda e outros tipos de documentos prioritariamente em texto, não existe nenhuma necessidade de se fazer impressões em alta resolução.

Isso só faz com que seja utilizada uma quantidade muito maior de tinta, além do tempo utilizado para esse tipo de impressão ser maior do que no modo rascunho.

  1. Adote a bilhetagem de impressão

Implantar um software de bilhetagem de impressão te dará uma visão total sobre o desempenho dos seus equipamentos de impressão.

Com a bilhetagem é possível detectar a existência de gargalos por onde a empresa perde dinheiro de diversas maneiras, como máquinas que não são utilizadas, desperdício de papel, impressões desnecessárias, entre muitos outros.

Conclusão

A redução de custos de impressão é primordial para que as empresas consigam utilizar melhor seus recursos em outras frentes vitais para o crescimento do negócio como um todo.

Mudanças simples de hábitos rotineiros podem representar grandes reduções de custos com equipamentos de impressão, como a impressão frente e verso e a utilização de suprimentos originais.

Optar por impressoras multifuncionais modernas também traz uma excelente relação custo-benefício quando comparadas aos custos de aquisição de equipamentos separados como scanners, copiadoras e impressoras.

Com esse objetivo de redução de custos de impressão claro para todos, os softwares de bilhetagem de impressão podem lançar uma luz a todos os detalhes necessários para que seja possível atingir os níveis de custos desejados.

Deixe uma resposta