6 Maneiras de perder dinheiro na sua empresa

6 Maneiras de perder dinheiro na sua empresa

As estratégias de redução de custos nas empresas precisam ser cada vez mais inovadoras para suportar todos os desafios de manter um negócio sadio e sustentável.

É muito comum vermos todos os dias casos de empresas perdendo dinheiro sem nem se dar conta do grave problema que estão enfrentando.

Veja agora 6 maneiras de perder dinheiro na sua empresa que muitas vezes passam despercebidas, mas que podem representar grandes perigos, causando inclusive a falência de empresas em alguns casos mais graves.

  1. Utilizar equipamentos antigos

Manter equipamentos muito antigos pode parecer interessante num primeiro momento, já que não há necessidade de investimentos em máquinas novas, como impressoras por exemplo.

Porém é muito comum que esses equipamentos apresentem cada vez mais problemas, necessitando assim de suporte frequente, que envolve a aquisição de peças e a visita de técnicos para realizar os reparos necessários.

Além disso, esses equipamentos também tendem a consumir muito mais energia elétrica do que aparelhos mais novos, sendo então uma grande forma da empresa perder dinheiro.

  1. Contratação de técnicos para suporte

É comum que equipamentos utilizados com grande frequência apresentem algum tipo de problema.

E esses problemas podem representar altos custos pois visitas técnicas de emergência costumam ser muito mais caras, e ainda há a dependência de contar com a disponibilidade do profissional, que nem sempre vai ser imediata.

  1. Estoque de suprimentos

Fazer grandes compras de papel, toners e outros componentes pode parecer um grande negócio principalmente quando encontramos boas promoções. Mas essa pode ser uma grande forma da empresa perder dinheiro.

Isso porque alguns desses produtos podem simplesmente se deteriorarem se guardados por muito tempo, caso dos toners e cartuchos que podem ressecar. Além disso também existe a necessidade de contar com um espaço que comporte todo o estoque adquirido, podendo gerar custos com armazenagem desnecessários.

  1. Instalação e configuração de equipamentos

Todo equipamento precisa ser instalado e configurado por profissionais que tenham as habilidades necessárias para realizar a tarefa.

Mais uma vez, será necessário o auxílio de técnicos externos, portanto essa é mais uma maneira da empresa perder dinheiro, muitas vezes sem se dar conta do prejuízo absorvido pelo caixa da empresa.

  1. Atualização dos equipamentos

A atualização dos softwares é, na maioria das vezes, feita gratuitamente pelos próprios fabricantes de maneira automática.

Já a atualização das máquinas, como impressoras, scanners e multifuncionais representa um custo muito alto, além de englobar também todos os custos citados anteriormente, o que pode criar um verdadeiro mar de dinheiro escorrendo pelo ralo e criando sérios problemas para o caixa da empresa.

  1. Falta de conhecimento dos custos pelas equipes

Os gargalos financeiros podem crescer cada vez mais se as pessoas responsáveis por todos os processos da empresa não forem adequadamente treinadas para que seja promovida a conscientização de economia na empresa, orientando todos a contribuir sempre com ideias inovadoras para reduzir custos.

Por isso manter as equipes atualizadas sobre tudo o que envolve suas atividades principais, inclusive os custos das atividades que realizam, são fundamentais para que seja possível criar em todos uma conscientização de economia na empresa.

 Conclusão

Diante de tantos pontos que podem fazer uma empresa perder dinheiro torna-se cada vez mais importante a gestão automatizada de todos os processos da empresa. Somente assim será possível criar ações visando a redução de custos administrativos, reduzir custos fixos na empresa e promover a conscientização de economia na empresa incentivando a todos para que contribuam com ideias inovadoras para reduzir custos.

Para saber mais informações sobre como implementar soluções automatizadas em sua empresa que sejam focadas em redução de custos, entre em contato com a SP Informática e conheça todas as soluções que a empresa oferece a seus clientes desde 1994.

Deixe uma resposta