5 Motivos para Adquirir uma Impressora Wifi

5 Motivos para Adquirir uma Impressora Wifi

Existe grandes vantagens mesmo em adquirir uma impressora WiFi? Será que é adequada ao meu estilo de uso? Não exigi conhecimentos técnicos avançados para configurá-la? Vale esse investimento todo?

Essas são dúvidas que ainda podem pintar na cabeça de um consumidor que não é familiarizado com a tecnologia WiFi nos trabalhos de impressão.

Esse artigo tem como meta esclarecer as vantagens de se adquirir uma impressora WiFi e demonstrar que vale, sim, o investimento do consumidor.

Compartilhamento de rede

É uma das principais vantagens de se ter uma impressora WiFi.

Adicionando todos os computadores e dispositivos móveis do local a rede do WiFi da impressora, já não será mais preciso ter que instalar o aparelho no dispositivo de impressão ou salvar um arquivo em um pen drive ou DVD ou enviá-lo a um e-mail para poder imprimir a partir do computador instalado.

Ao toque de um botão, a impressora WiFi recebe o comando e começar imprimir imediatamente.

Sem dúvida gera grande praticidade e economia de tempo.

Espaço e visual arejado

Outra vantagem da impressora WiFi é que, por não necessitar do uso de cabos, deixa o ambiente livre dos emaranhados de fios acumuladores de poeira, proporcionando mais espaço e um ambiente menos carregado de poluição visual.

Compatibilidade

As impressoras com WiFi comercializadas atualmente no mercado já não apresenta mais problemas de compatibilidade com outros sistemas operacionais.

Significa que não será necessário trocar seu MacBook ou Windows para montar uma rede totalmente integrada com o WiFi da impressora.

É bem vantajoso principalmente na eventualidade de uma emergência onde se precise acessar um arquivo no aparelho mais próximo a disposição.

Configuração

Configurar os dispositivos para reconhecerem a rede da impressora WiFi não é tarefa que exigi conhecimentos técnicos apurados para que possa integrar todos os aparelhos na rede.

Não é de interesse dos fabricantes segmentar tanto o público com configurações complexas e, a cada produto lançado, trabalham para simplificar cada vez mais essa etapa.

Hoje usando o CD de instalação do driver e seguindo os passos do manual da fabricante é possível, de forma simples e rápida, concluir as configurações necessárias para o uso.

Colocamos aqui um passo a passo para configurar a impressora WiFi pelas ferramentas do sistema operacional do Windows.

1 – Acesse o menu iniciar do Windows;

2 – Vá para “Dispositivos e impressoras”;

3 – Clique em “Adicionar impressora”;

4 – Clique em “Adicionar uma impressora de rede”;

5 – Identifique o modelo de sua impressora na lista e clique em avançar;

6 – Dê um nome a sua impressora WiFi e clique em avançar;

7 – Clique em concluir para finalizar o processo.

Dessa forma a impressora WiFi estará conectada  a rede e disponível para todos os computadores com o driver do aparelho instalado.

Outra dúvida que surge em relação as impressoras com WiFi é quanto as diferenças com dispositivos de tecnologia semelhante como Bluetooth e infravermelho.

Bluetooth

O Bluetooth é uma tecnologia que opera por frequência de rádio e assim como o WiFi não necessita da proximidade física dos aparelhos para entrar em funcionamento.

No entanto, não são todos os dispositivos que contam com essa tecnologia (é mais comum em smartphones e tablets) e adaptá-los ao formato alavancaria custos.

Infravermelho

Quanto a tecnologia de via infravermelha é a que tem mais desvantagens em relação a impressoras com WiFi, porque além dos problemas de compatibilidade com outros aparelhos, necessita de maior proximidade dos dispositivos até a impressora.

Conclusão

A impressora WiFi oferece maior praticidade e agilidade ao possibilitar a formação de rede com todos os dispositivos do local. Também proporciona um visual arejado sem a ocupação de espaços por emaranhados de fios.

É compatível com vários sistemas operacionais tornando desnecessárias adequações de equipamento. Tem configuração simples que não requer conhecimentos técnicos avançados e é mais vantajosa em relação a tecnologia Bluetooth e infravermelha.

Deixe uma resposta