1938 até 2018: Saiba a história da impressora

1938 até 2018: Saiba a história da impressora

Quem não conhece a evolução da impressora imagina que elas já surgiram no mercado cheias de recursos como Wi-Fi, dispositivos móveis e todos os recursos que são comuns nos dias de hoje.

Não importa de você usa uma impressora laser, jato de tinta ou 3D, a história das impressoras foi construída em cima de anos de estudos, pesquisas e novas tecnologias que tornam nosso trabalho muito mais fácil.

Se você quer conhecer mais um pouco sobre a história da impressora, e sua evolução até os modelos que conhecemos, leia este artigo até o final. Boa leitura.

Quando surgiu a impressora?

O processo de reprodução de imagens e textos com a utilização de máquinas fotocopiadoras foi criado antes da primeira metade do século XX.

O americano Chester Carlson inventou a primeira impressora em 1938, transformando para sempre o processo de impressão de documentos. 

Evolução da impressora

Seguindo a linha do tempo da impressora, foi criada em 1953 a impressora de alta velocidade.

Essa foi a primeira impressora a ser utilizada com o computador Univac, o primeiro dos computadores comercializados e fabricados em território americano.

Como o sistema de impressão utilizados nessas máquinas era baseado no processo de impacto, sua utilização acabava resultando em impressões de qualidade questionável.

Saiba como arrumar uma impressora off-line, clicando aqui.

História da impressora a laser

A evolução da impressora seguiu seu ritmo acompanhando de perto o crescimento da indústria de computadores.

Dessa forma, a história da impressora a laser começou em 1983, por meio de um projeto das empresas HP e Canon.

As duas empresas criaram juntas um equipamento que utilizava raio laser modulado para fazer suas impressões.

A evolução da impressora, saindo do processo de impressão por impacto e chegando a impressão a laser fez com que a qualidade de impressão dos documentos aumentasse muito. 

História da impressora multifuncional

Mais um ponto crucial na linha do tempo das impressoras é o surgimento das impressoras multifuncionais.

Há décadas atrás era preciso uma grande variedade de aparelhos para realizar atividades como enviar um fax, imprimir um documento de texto e fazer uma cópia de um outro documento para ser arquivado.

A evolução das impressoras para os dispositivos multifuncionais fez com que todos esses aparelhos, que antes tinham de ser utilizados separadamente possibilitou que tudo isso fosse feito com um único aparelho.

Além de ajudar a aumentar a produtividade, o espaço necessário para comportar uma impressora multifuncional é muito menor do que o ocupado por todos os aparelhos antes utilizados.

Outra vantagem da impressora multifuncional é o custo de aquisição, que sem dúvida é muito menor do que o gasto com a aquisição de todos esses aparelhos separados.

História da impressora 3D

Quando se fala em evolução das impressoras não é possível deixar de citar a criação da impressora 3D.

Esse tipo de impressora vem se tornando cada vez mais popular, principalmente graças a sua utilização na fabricação de próteses para pessoas com deficiências físicas.

Mas a história da impressora 3D começou muito antes, mais precisamente em 1984, com a primeira impressora a imprimir utilizando essa tecnologia.

O americano Chuck Hull, que vivia na Califórnia inventou o processo de impressão em 3D em 1983, e um ano depois estava criando o primeiro equipamento para colocar em uso a tecnologia que havia criado.

Com os custos de fabricação ficando cada vez menores devido a popularização da tecnologia, é possível que em breve seja viável que pessoas utilizem a impressão 3D da mesma forma que fazem uso das impressoras convencionais.

Antes de comprar uma impressora, clique aqui.

Conclusão

A história da impressora se confunde com a própria história dos computadores, fazendo com que conforme novas funcionalidades eram criadas para os computadores, novas funções precisassem ser desenvolvidas também para os equipamentos de impressão.

Toda a evolução das impressoras trouxe grandes vantagens para empresas e usuários domésticos, como agilidade, baixo custo e flexibilidade, fazendo com que elas se tornassem equipamentos essenciais na nossa rotina.

Este post tem 2 comentários

  1. Сialis

    Hey There. I discovered your blog the usage of msn. This is a very smartly written article.
    I will make sure to bookmark it and return to learn extra of your helpful info.
    Thanks for the post. I’ll certainly return.

    1. Equipe SPCom

      Tks Cialis!

Deixe uma resposta