Papel Enroscado na Impressora: O que fazer?

Papel Enroscado na Impressora: O que fazer?

As falhas numa impressão nem sempre são relacionadas à falta de tinta do cartucho ou toner. Muitas vezes o problema é o papel enroscado na impressora. O pior é que você não sabe o que ocasionou a situação, nem como resolvê-la.

A complicação pode ser um defeito do próprio fabricante, porém em outros casos o tempo de uso ou o manejo errado da impressora pode prejudicar o funcionamento da mesma.

A pergunta que fica é: como tirar papel enroscado na impressora? Entenda os principais motivos e as soluções pertinentes para não danificar o equipamento.

Como retirar papel preso dentro da impressora?

O primeiro ato que você deve tomar para tirar o papel que ficou atolado no equipamento é desligar o mesmo.

Essa atitude é importante para evitar faíscas ou curto-circuito, os quais podem estragar a impressora.

Se o problema de papel enroscado na impressora for num equipamento a laser, uma dica é esperar por um tempo até que ele se resfrie, já que este modelo de impressora opera a alta temperatura.

No segundo passo de como tirar papel enroscado da impressora, você deve abrir as comportas da impressora, de modo que as engrenagens e travas fiquem liberadas para soltar a folha.

Esse processo evita rasgar o papel e deixar pedaços dele pelo caminho. Depois que você facilitou a saída do papel, agora é só retirá-lo.

Puxe a folha com cuidado, de modo lento, com o propósito de não estragar a parte mecânica da impressora.

Retire o papel pelo mesmo sentido que ele percorre numa impressão. Se perceber que danificou uma peça ou componente da impressora, interrompa o procedimento e contacte os serviços da SP.com para a assistência técnica.

Finalizando os passos de como retirar papel preso dentro da impressora, feche as portas e as demais travas, coloque papel na bandeja e religue o aparelho.

A impressão deve ser restabelecida de onde foi interrompida. Caso a impressora não responda, tente reiniciar o computador e realizar novos testes.

Se o problema persistir, a complicação pode ser mais grave, como o cabeçote danificado ou os roletes de tração já não estejam desempenhando bem sua função. Nestes casos, só uma assistência técnica pode resolver o transtorno.

Clique aqui e saiba como diminuir o desperdício de papel da sua empresa.

Por que o papel fica preso na impressora?

A poeira em excesso que acumula no interior do equipamento pode ser um dos motivos do problema. Por isso, uma recomendação é de fazer a limpeza, a cada 1 ano, nas engrenagens e partes mecânicas da impressora.

Veja a seguir outros possíveis motivos que ocasionam o papel enroscado na impressora.

  • Papel úmido

A umidade do ambiente pode passar para o papel, e isso faz com que um se grude no outro. Se isso acontecer, a impressora pode puxar 2 ou 3 folhas ao mesmo tempo, o que faz travar o equipamento.

Por isso, uma orientação para prevenir que o papel fique preso na impressora, é não deixar o papel na bandeja quando a mesma estiver desligada.

Quando for realizar as impressões, coloque somente a quantidade certa de folhas que serão utilizadas. Se sobrar alguns papeis, não se esqueça de guardá-los.

  • Modalidade do papel

Outra possível causa que você deve ficar atento, com o objetivo de não ter complicações de como retirar papel preso em impressora, refere-se ao tipo de papel.

No mercado existem diferentes marcas de papel, sendo que algumas são inferiores a outras. Isso pode afetar o desempenho da impressora.

Além disso, as folhas podem ser de diferentes tamanhos, porosas, coloridas, recicladas, entre outros tipos.

Quando utilizar um papel diferente do convencional, inspecione antes se sua impressora admite bem esse tipo.

Se o equipamento aceitar o estilo de papel, não se esquece de configurar o dispositivo para o padrão do papel estabelecido. O único problema pode ser com relação à tinta não fixar na folha, dependendo do estilo de papel.

  • Ajuste incorreto nas réguas da impressora

Siga as orientações do fabricante para regular as réguas da bandeja. O ajuste das réguas precisa deixar a folha presa quanto a sua largura, de maneira que o papel não seja puxado de modo torto. Isso pode provocar o problema de papel enroscado na impressora.

Além desses cuidados que você deve ter, é importante que no momento em que você for colocar a folha na impressora, você não enfie ela com agressividade ou descuido para dentro da bandeja, pois isso acaba atrapalhando o funcionamento da impressora ao longo de sua duração.

Conclusão

Quando uma impressão não sair como o desejado e a folha se enroscar no equipamento, siga rigorosamente as dicas deste artigo de como tirar o papel preso na impressora. Assim, você não corre o risco de danificar os mecanismos do dispositivo.

Um dos eventuais complicadores, responsáveis por prender os papéis na máquina, pode ser as folhas úmidas, fazendo com que elas fiquem coladas umas as outras e a impressora puxe mais de um papel na impressão.

Outros causadores estão relacionados à qualidade do papel e ao estilo do mesmo. Por último, é preciso acertar a régua da bandeja da impressora, a fim de ajustar o posicionamento correto das folhas.

Se for necessário arrumar a impressora, nós da SP.com fazemos a manutenção destas e temos peças disponíveis para repará-las.

Deixe uma resposta